Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO

  1. Modelo de Template obrigatório para submissão do arquivo, clique aqui.

  2. O artigo INÉDITO (português ou espanhol) deve possuir entre 15 e 20 laudas e constar de título em português, espanhol e inglês, e resumo também em português, espanhol e inglês. O resumo deve ter em torno de 10 linhas ou 130 palavras, com indicação de três palavras-chave (que também devem ser apresentadas em português, espanhol e inglês), preferencialmente de um vocabulário controlado como o Thesaurus Brasileiro da Educação.

  3. A resenha crítica de livro possui entre 3 e 6 laudas e deve constar a referência completa do livro. Serão avaliadas apenas resenhas de obras que apresentem contribuições à Educação Ambiental.

  4. A elaboração dos textos em língua portuguesa, espanhola e inglesa é de inteira responsabilidade do autor.

  5. O texto deve ser configurado para papel A4, com margens superior/esquerda 3,0 cm; margens inferior/direita 2,0 cm.

  6. Fonte Calibri no corpo tamanho 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. Não utilize espaçamento entre parágrafos.

  7. Nas citações longas (a partir de quatro linhas), o recuo é de 4 cm da margem esquerda, o espaçamento é simples e a fonte tamanho 10.

  8. As notas devem ter caráter unicamente explicativo e constar apenas como nota de rodapé. Não devem ser colocados em nota nenhum tipo de referência, inclusive links de páginas da internet. As notas de rodapé devem ser com fonte Calibri, tamanho 10.

  9. Os subtítulos “Introdução”, “Fundamentação”, “Metodologia”, “Resultados e discussão” e “Considerações finais” podem ser substituídos por outros equivalentes ou mais adequados à abordagem epistemológica-metodológica do trabalho. No entanto, é fundamental que independente do subtítulo, o artigo explicite a pergunta/problema, objetivos e justificativa, e inclua ao final o subtítulo “Referências”. Todos esses subtítulos devem estar em mesma fonte Calibri e tamanho 12, com negrito.

  10. Todas as citações de autores no texto devem estar de acordo com a norma da ABNT, NBR 10520: 2023 (19 jul. 2023) *, exclusiva para citações. 
    Exemplos:
    • No texto: Guimarães (1964, p. 70); (Guimarães, 1964) e (Guimarães, 1964, p. 71) no texto. (Não existe mais a CAIXA ALTA no texto).
    • Na Lista de Referências: GUIMARÃES, Mauro. Determinado título: subtítulo. Cidade: Editora Fictícia, 1964. (Permanece a CAIXA ALTA para o SOBRENOME da pessoa autora).

      *Como a NBR 10520: 2023 alterou de forma expressiva a norma, e, ademais, foi publicada há um certo tempo, a Equipe Editorial da REMEA entendeu ser pertinente anunciar aos autores que a partir do dia 23/04/2024, todas as submissões precisarão observar a atualização da NBR.

  11. Todas as figuras, imagens ou ilustrações inseridas no texto devem conter o título na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Título em fonte Calibri, tamanho 12. Bem como a Fonte da ilustração, sendo que com tamanho 10.

  12. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) deverão estar ativos e prontos para clicar.

  13. Registrar, nas referências, SOMENTE os autores citados no corpo do texto.

  14. As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

  15. Escrever o nome completo do(s) autor(es) e do(s) tradutor(es) na referência.

  16. As referências no final do texto precisam obedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 6023/2018.

  Exemplos de Referências:

LIVRO

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

GOMES, Artur Cláudio; VECHI, Carlos Alberto. Estática romântica: textos doutrinários comentados. Tradução Maria Antônia Simões Nunes, Duílio Colombini. São Paulo: Atlas, 1992. 186 p.

 

TRABALHOS ACADÊMICOS (TCC, DISSERTAÇÃO E TESE)

AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

 

E-BOOKS

BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http ://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdeflosofa.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

 

PARTE DE LIVRO/DOCUMENTO

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In: SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Entendendo o meio ambiente. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, 1999. v. 1. Disponível em: http://www.bdt.org.br/sma/ /atual.htm. Acesso em: 8 mar. 1999.

 

ARTIGO DE PERIÓDICO

TAVARES, Raul. O combate naval do Monte Santiago. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 155, t. 101, p. 168-203, 1953.

DANTAS, José Alves et al. Regulação da auditoria em sistemas bancários: análise do cenário internacional e fatores determinantes. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 25, n. 64, p. 7-18, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-0002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2014.

 

ANAIS

CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 8.; SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 14., 2009, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2009. 160 p. Tema: Múltiplos Atores e Saberes na Educação de Surdos. Inclui bibliografa.

 

LEGISLAÇÃO

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed.atual. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

 

FILME/VÍDEO

BREAKING bad: the complete second season. Creator and executive produced by Vince Gilligan. Executive Producer: Mark Johnson. Washington, DC: Sony Pictures, 2009. 3 discos blu-ray (615 min)

 

FOTOGRAFIA

KOBAYASHI, K. Doença dos xavantes. 1980. 1 fotografa.

 

DOCUMENTO DE ACESSO EXCLUSIVO EM MEIO ELETRÔNICO

LAPAROTOMIA. In: WIKIPEDIA: the free encyclopedia. [San Francisco, CA: Wikimedia Foundation, 2010]. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Laparotomia. Acesso em: 18 mar. 2010.

 

OBRAS DE AUTORIA DESCONHECIDA

ONDA de frio: reviravolta traz vento e forte chance de neve. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=fip. Acesso em: 12 ago. 2010.

_________________________________________________________________________________________

Antes do envio para os pareceristas, o artigo deverá estar em consonância com o que prescreve estas Diretrizes. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas na etapa da Triagem do Artigo.

_________________________________________________________________________________________

 

Processo de avaliação e publicação

Os artigos e resenhas submetidos passam por três fases.

A primeira consiste na Triagem do Artigo realizada pelos Editores, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial da revista e às diretrizes de publicação, bem como a contribuição e qualidade do artigo para a revista, e o potencial de publicação. Verificamos todos os trabalhos com software anti-plágio CopySpider. Nesta etapa, a situação da submissão no sistema é “Aguardando designação”. Trabalhos considerados inadequados são rejeitados nesta etapa.

Na segunda fase, os trabalhos que estiverem de acordo com as exigências da triagem são encaminhados para a avaliação por pares às cegas. Nesta etapa, a situação da submissão no sistema é “Em avaliação”. Após o parecer dos avaliadores, a decisão final volta à Equipe Editorial. Três decisões são possíveis:

  • A submissão é aceita sem correções;
  • A submissão é rejeitada e fundamentada com parecer dos avaliadores;
  • São solicitadas correções que devem ser atendidas em determinado prazo, e serão novamente avaliadas para aceite ou rejeição definitivo.

Os trabalhos aceitos no processo de avaliação passam à terceira fase, que é a de edição. Aqui são realizados os ajustes finais da publicação.

Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também destes os nomes dos autores. Portanto, ao submeter o artigo no sistema, é indispensável o anonimato de autoria. Em hipótese alguma, o(s) autor(es) pode(m) se identificar no corpo do texto. Considera-se quebra de anonimato qualquer referência explícita de autoria — citação de nome do(s) autor(es) do artigo ou referência a artigos em autoria ou em coautoria em trabalhos anteriores.

Caso necessário, o artigo aprovado será submetido a pequenas correções visando à melhoria do texto.

À REMEA, ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.

No caso de artigo desclassificado em qualquer critério previsto conforme Diretrizes para Autores, o mesmo poderá ser novamente submetido à revista, caso o autor tenha interesse.

As submissões à REMEA são em fluxo contínuo.

Dossiê Temático: O papel da Educação Ambiental diante da emergência climática

A nossa ideia é motivar a discussão, reflexão e divulgação sobre a emergência climática em diferentes espaços da sociedade por meio da socialização de ações de mitigação e adaptação pautadas na Educação Ambiental crítica, problematizadora, complexa e com a participação da sociedade civil. Nossas produções podem ser referências dentro e fora de nossas universidades, tendo em vista a necessidade de avançar nosso compromisso educativo ambiental para enfrentar os desafios presentes e futuros diante do quadro de emergência climática.

PRAZO de submissão de artigos, nas normas REMEA:  15/JUL/23

SUBMISSÕES ENCERRADAS

Seção Especial: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa

Submissão apenas dos artigos referentes a trabalhos apresentados nos Eixos 1 e 3 no V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa. Consideram-se os trabalhos enviados pela organização do evento, mediante aprovação dos pareceristas.

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)

Serão aceitas submissões apenas dos trabalhos indicados para publicação pelos pareceristas do XI EDEA. Os artigos submetidos serão avaliados pelos pareceristas da revista. As submissões encerraram em março de 2020.

Dossiê Temático Educação Ambiental/ANPED (FINALIZADO)

A REMEA está com submissões abertas para o Dossiê Temático Movimentos Teóricos e Metodológicos no Grupo de Trabalho 22 Educação Ambiental da ANPED. O objetivo desse dossiê é oferecer à comunidade científica produções que evidenciem os movimentos epistemológicos e metodológicos que vem constituindo um dos espaços de fortalecimento e luta política no campo da Educação Ambiental no nosso país. Trata-se da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação que reuni, no interior do GT 22, importantes pesquisadores da EA, criando um coletivo dedicado a pensar e provocar movimento frente as questões ambientais no cenário nacional e internacional.

A reunião desses artigos para compor o dossiê permitirá sistematizar publicações dos grupos de pesquisa vinculados ao GT. E, para isso, gostaríamos de convidar os grupos de pesquisa vinculados ao GT 22 da ANPED a participar dessa empreitada, considerando a seguinte proposta de trabalho:

- Selecionar um trabalho que tenha sido apresentado e publicado nos Anais das reuniões da Anped Nacional ou das Anpeds Regionais nos últimos cinco anos. Convidar o autor para revisar o texto, fazendo significativas mudanças para que o material não seja o mesmo já publicado;

- Algum integrante do grupo ou o líder do grupo de pesquisa, individualmente ou em co-autoria escreve um artigo problematizando e situando o texto no conjunto dos trabalhos e nas linhas de pesquisa do grupo, apresentando as tendências teórico-metodológicas que vêm orientado as atividades de pesquisa do grupo, indicado e evidenciando as contribuições do grupo de pesquisa e do GT para o campo da Educação Ambiental.

- As normas a serem seguidas são as da REMEA (https://periodicos.furg.br/remea/about/submissions). O prazo para recebimento dos artigos é 30 de junho de 2021. O Dossiê será publicado em dezembro/2021.

 

Atenciosamente,

Paula Henning (FURG), Shaula Sampaio (UFF) e Luiz Marcelo Carvalho (UNESP)

Dossiê Realidades da Educação Ambiental em Universidades Latino-Americanas (FIM)

ORGANIZADORAS

➢ Drª Carelia Hidalgo - Professora Visitante do PPGEA, com atuação na formação ambiental de
professores e ambientalização curricular. Instituto de Educação – IE.
➢ Drª Dione Kitzmann - Professora do PPGEA, com atuação na área de Educação na Gestão
Ambiental. Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA-RG). Instituto
de Oceanografia – IO.

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental

Os artigos submetidos nesta seção serão avaliados para a composição do Dossiê temático e têm como prazo de submissão a data de 16 de outubro de 2022.

Antes de submeter, certifique-se de que o tema do artigo está em acordo com a proposta do dossiê e que o mesmo esteja em conformidade com as normas da revista, incluindo-se o uso do template disponibilizado no site.

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.