Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.Dossiê Temático: O papel da Educação Ambiental diante da emergência climática
A nossa ideia é motivar a discussão, reflexão e divulgação sobre a emergência climática em diferentes espaços da sociedade por meio da socialização de ações de mitigação e adaptação pautadas na Educação Ambiental crítica, problematizadora, complexa e com a participação da sociedade civil. Nossas produções podem ser referências dentro e fora de nossas universidades, tendo em vista a necessidade de avançar nosso compromisso educativo ambiental para enfrentar os desafios presentes e futuros diante do quadro de emergência climática.
PRAZO de submissão de artigos, nas normas REMEA: 15/JUL/23
SUBMISSÕES ENCERRADAS
Seção Especial: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa
Submissão apenas dos artigos referentes a trabalhos apresentados nos Eixos 1 e 3 no V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa. Consideram-se os trabalhos enviados pela organização do evento, mediante aprovação dos pareceristas.Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)
Serão aceitas submissões apenas dos trabalhos indicados para publicação pelos pareceristas do XI EDEA. Os artigos submetidos serão avaliados pelos pareceristas da revista. As submissões encerraram em março de 2020.
Dossiê Temático Educação Ambiental/ANPED (FINALIZADO)
A REMEA está com submissões abertas para o Dossiê Temático Movimentos Teóricos e Metodológicos no Grupo de Trabalho 22 Educação Ambiental da ANPED. O objetivo desse dossiê é oferecer à comunidade científica produções que evidenciem os movimentos epistemológicos e metodológicos que vem constituindo um dos espaços de fortalecimento e luta política no campo da Educação Ambiental no nosso país. Trata-se da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação que reuni, no interior do GT 22, importantes pesquisadores da EA, criando um coletivo dedicado a pensar e provocar movimento frente as questões ambientais no cenário nacional e internacional.
A reunião desses artigos para compor o dossiê permitirá sistematizar publicações dos grupos de pesquisa vinculados ao GT. E, para isso, gostaríamos de convidar os grupos de pesquisa vinculados ao GT 22 da ANPED a participar dessa empreitada, considerando a seguinte proposta de trabalho:
- Selecionar um trabalho que tenha sido apresentado e publicado nos Anais das reuniões da Anped Nacional ou das Anpeds Regionais nos últimos cinco anos. Convidar o autor para revisar o texto, fazendo significativas mudanças para que o material não seja o mesmo já publicado;
- Algum integrante do grupo ou o líder do grupo de pesquisa, individualmente ou em co-autoria escreve um artigo problematizando e situando o texto no conjunto dos trabalhos e nas linhas de pesquisa do grupo, apresentando as tendências teórico-metodológicas que vêm orientado as atividades de pesquisa do grupo, indicado e evidenciando as contribuições do grupo de pesquisa e do GT para o campo da Educação Ambiental.
- As normas a serem seguidas são as da REMEA (https://periodicos.furg.br/remea/about/submissions). O prazo para recebimento dos artigos é 30 de junho de 2021. O Dossiê será publicado em dezembro/2021.
Atenciosamente,
Paula Henning (FURG), Shaula Sampaio (UFF) e Luiz Marcelo Carvalho (UNESP)
Dossiê Realidades da Educação Ambiental em Universidades Latino-Americanas (FIM)
ORGANIZADORAS
➢ Drª Carelia Hidalgo - Professora Visitante do PPGEA, com atuação na formação ambiental de
professores e ambientalização curricular. Instituto de Educação – IE.
➢ Drª Dione Kitzmann - Professora do PPGEA, com atuação na área de Educação na Gestão
Ambiental. Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA-RG). Instituto
de Oceanografia – IO.
Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental
Os artigos submetidos nesta seção serão avaliados para a composição do Dossiê temático e têm como prazo de submissão a data de 16 de outubro de 2022.
Antes de submeter, certifique-se de que o tema do artigo está em acordo com a proposta do dossiê e que o mesmo esteja em conformidade com as normas da revista, incluindo-se o uso do template disponibilizado no site.