Escola Rural Sustentável: Um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil <br>Sustainable Rural School: A experience report in a school of the municipality of Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brazil

Authors

  • Élio Jacob Hennrich Júnior Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Jaciara Reis Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
  • Marise Koppe Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5610

Keywords:

Sustentabilidade Escolar, Multimodos de Aprendizagem, Caráteres de Sustentabilidade.

Abstract

A construção de uma sustentabilidade planetária ao longo da sociedade pode se estabelecer através de uma construção conceitual a partir das comunidades escolares, agindo de maneira contextualizada na realidade local e trabalhando com as especificidades dos diferentes âmbitos da sustentabilidade. O presente trabalho buscou identificar e diagnosticar as principais características de sustentabilidade escolar na comunidade de estudo. A partir de uma metodologia composta por características da pesquisa-ação-participativa, investigação narrativa e aplicando os fundamentos dos multimodos de aprendizagem significativa foi possível diagnosticar o perfil da comunidade escolar e os principais problemas de sustentabilidade que apresenta, possibilitando a partir disso a realização de inúmeras atividades de planejamento participativo, eventos formativos e vivências na escola, resultaram uma transformação e um empoderamento da comunidade para uma reconstrução positiva de tal realidade.

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Author Biographies

Élio Jacob Hennrich Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Biólogo Licenciado e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da UNIOESTE e Bolsista nível CNPQ.

Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora, Pesquisadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Jaciara Reis Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Nutricionista da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon. Mestranda do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Marise Koppe, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Especialista em Neuropedagogia, diretora de Escola Municipal da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, Brasil. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da UNIOESTE.

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Published

2016-05-31

How to Cite

Hennrich Júnior, Élio J., Carniatto, I., Nogueira, J. R., & Koppe, M. (2016). Escola Rural Sustentável: Um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil <br>Sustainable Rural School: A experience report in a school of the municipality of Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brazil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 132–151. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5610