MEIO AMBIENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Miriam Suleiman Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara, São Paulo.
  • Maria Cristina de Senzi Zancul Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3131

Keywords:

Temática Ambiental, Livro Didático, Ensino Fundamental.

Abstract

Neste artigo apresentamos resultados de uma análise sobre como os temas relacionados a meio ambiente são apresentados em livros didáticos de Ciências adotados em escolas da rede pública de São José do Rio Preto (SP). Foram selecionadas 10 escolas, localizadas em diferentes pontos da cidade e foram identificados os livros didáticos utilizados nos anos de 2008 e 2009. Os três livros mais citados foram analisados, buscando-se identificar a visão de meio ambiente veiculada. Considerando-se a ampla utilização do livro didático como instrumento orientador do trabalho do professor, acreditamos que uma análise da abordagem dos temas relacionados ao meio ambiente pode contribuir para compreender aspectos relevantes das práticas escolares com relação a esses temas. O trabalho é parte de pesquisa de Mestrado, cujo objetivo foi analisar como a temática ambiental é trabalhada por professores de Ciências do ensino fundamental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Miriam Suleiman, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara, São Paulo.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras/UNESP –

Maria Cristina de Senzi Zancul, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara, São Paulo.

Professora da Faculdade de Ciências e Letras/UNESP.

Published

2012-11-29

How to Cite

Suleiman, M., & Zancul, M. C. de S. (2012). MEIO AMBIENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3131