Narratives, Environmental Education and Digital Technology Practices:

Some Notes

Authors

  • Graça Regina Armond Matias Ferreira Secretaria de Educação do Estado da Bahia/ EMITec - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
  • Marco Antonio Leandro Barzano Universidade Estadual de Feira de Santana http://orcid.org/0000-0003-3273-9216

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13318

Keywords:

Environmental Education, Pedagogical Practices, Digital Technology

Abstract

The purpose of this article is to present some notes on the dialogue between Environmental Education and Digital Technologies, through the narratives and relationships between conversations and academic productions arising from the exercise of the RIZOMA research group regarding the dialogue between cultures, environmental practices, curriculum and daily life inside and outside the school space, aimed at curricular practitioners from the margins. This is an excerpt from a doctoral research that sought to map the meanings of the narratives of high school students in rural Bahia while developing pedagogical practices that involve this dialogue. For this, a bibliographical research was carried out in order to compose the state of the art that involves these theoretical categories, having as basis for this writing the EPEA and ANPeD annals. We conclude that this is a field that needs further investigation and, therefore, research involving this dialogue should be explored, thus expanding the formative universe of Environmental Education and Digital Technologies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Graça Regina Armond Matias Ferreira, Secretaria de Educação do Estado da Bahia/ EMITec - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica

Doutora em Ensino, Filosofia e Histórias das Ciências (UFBA/UEFS). Licenciada em Ciências Biológicas (UCSal). Especialista em Tecnologias na Educação (PUC-RJ). Mestre em Engenharia Ambiental (UFBA). Professora de Biologia na Rede Estadual da Bahia (EMITec/SEC/BA). Professora Formadora e Orientadora do Programa Especialização Ciência é 10! (IFBA/UAB). Contato: gracamatiasf@gmail.com.

Marco Antonio Leandro Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenador do grupo de pesquisa RIZOMA. Professor do Mestrado em Educação da UEFS e Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Contato: malbarzano@uefs.br.

References

ARRUDA, Rogério Dias; LOUREIRO, Carlos Frederico B; LABRA, Joaquin Paredes. Análise do uso das TIC em Programas de Pós-graduação em (EA) Educação Ambiental do Brasil e da Espanha. Anais do IV EPEA. UNESP: Rio Claro, set. 2007. Disponível em:

http://www.epea.tmp.br/epea2007_anais/pdfs/plenary/TR15.pdf .Acesso em: 15 julho 2020.

ARRUDA, Rogério Dias; MOLON, Suzana Inês. A integração das TICs na formação docente em educação ambiental: a nova postura do professor no processo educativo. Anais do VI EPEA, Ribeirão Preto, set. 2011. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3356/A%20INTEGRA%C3%87%C3%83O%20DAS%20TIC%20NA%20FORMA%C3%87%C3%83O%20DOCENTE%20EM%20EDUCA%C3%87%C3%83O.pdf?sequence=1 . Acesso em: 15 de julho de 2020.

AZEVEDO, Cláudio Tarouco de; MARTIN, Alfredo Guillermo. A produção de dados e a Pesquisa em Educação Ambiental através de dispositivo audiovisual. Anais do VI EPEA, Ribeirão Preto, set. 2011. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/viepea/epea2011_anais/busca/pdf/epea2011-0092-1.pdf. Acesso em: 15 de julho de 2020.

BARZANO, Marco Antônio Leandro. Cartas autobiográficas de formação e profissão: experiências de um professor-pesquisador-extensionista de Educação Ambiental. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 375–390, 2020. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3775.Acesso em: 10 jul. 2021.

BONFIM, Alexandre Maia do. “O Senhor Não Sabe Não...? Isso É Devido Ao Aquecimento Global”: A Educação Ambiental Midiática A Contrapelo. Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPEd. UFSC – Florianópolis, Out. 2015. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt22-4467.pdf. Acesso em: 15 de julho de 2020.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança:movimentos sociais na era da internet. Tradução de Carlos A. Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CHAGAS, Alexandre Meneses; LINHARES, Ronaldo Nunes. A educação nos grupos do Facebook: o exercício da aprendizagem cooperativa. In: PORTO, Cristiane; VERSUTI, Andrea (Orgs.). Multiplicidades e redimensionamentos na educação contemporânea. EDUFBA. Salvador. 2014.

CRISTO, Hélio Souza de. Juventude e meio ambiente: narrativas de jovens ambientalistas do Estado da Bahia, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, 2017.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Acesso em: 15 de julho de 2020.

FERREIRA, Nadja. Educação Socioambiental De Jovens E Adultos: Uma Proposta Crítico-Emancipatória — Presencial e a Distância — de Formação De Professores. Anais da 30ª Reunião Anual da ANPEd. GT – 22 Educação Ambiental. Out. 2007. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt22-2993-int.pdf. Acesso em: 15 de julho de 2020.

FERREIRA, Gustavo Lopes; DIAS, Inez Reptton; MIRANDA, Aline Bertoldo; GUIDO, Lúcia de Fátima Estevinho. Reinventando a educação ambiental (EA): a construção coletiva de uma obra audiovisual. Anais do VI EPEA, Ribeirão Preto, set. 2011. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/viepea/epea2011_anais/busca/pdf/epea2011-0134-1.pdf. Acesso em: 15 de julho de 2020.

XXXXX, 2020

FERREIRA, Graça Regina Armond Matias. Educação ambiental (EA) no ensino médio com intermediação tecnológica digital: narrativas com/do/no contexto EMItec. 2021. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, Bahia, 2021.

FREIXO, Alessandra Alexandre; SILVA, João Paulo dos Santos. Diálogos Entre Imagens E Narrativas: Construindo Mosaicos De Natureza em Dois Contextos Socioculturais Da Bahia. Anais da 38ª Reunião Anual da Anped. GT – 22 Educação Ambiental (EA). Out. 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT22_276.pdf. Acesso em: 15 de julho de 2020.

GARRE, Bárbara Hees; HENNING, Paula Corrêa. Urgência Histórica do Dispositivo da Educação Ambiental (EA): Mapeando Algumas Condições De Possibilidade para o Aparecimento do Campo de Saber Ambiental. Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPEd. UFSC: Florianópolis, Out. 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt22-3945.pdf. Acesso em: 15 de julho de 2020.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.pdf. Acesso em: 15 de julho de 2021.

GOMES FILHO, Hélio; GOMES, Margarida Maria Mussa Tavares. Rede de Educação Ambiental (EA) em Campos: Educação e Sustentabilidade num mundo em Pós-modernização. Anais do IV EPEA. UNESP: Rio Claro, set. 2007. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2007_anais/pdfs/plenary/TR36.pdf. Acesso em: 15 de julho de 2020.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso; SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini de. A potência ambiental da educação..Textura. Canoas. n. 30, jan./abr. p. 2-6, 2014.

IARED. Valéria Ghisloti. Educação ambiental (EA) e educação à distância (EaD): reflexões acerca (da falta) do engajamento corporal. In: Anais da 39º Reunião Nacional da ANPEd. UFF, Niterói: RJ. Out. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340479154. Acesso em: 19 de julho de 2020.

MADRUGA, Elisangela Barbosa. O enunciado de Humano ambiental no jogo eletrônico Minecraft.In: Anais da 39º Reunião Nacional da ANPEd. Universidade Federal Fluminense. Niterói: RJ. Out. 2019. Disponível em: http://39.reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/sites/3/trabalhos/4417-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf Acesso em: 19 de julho de 2020.

MELO, André Carneiro. Biodiversidades: narrativas, diálogos e entrelaçamento de saberes da comunidade/escola em um território do semiárido baiano.2019. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) –Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, 2019.

MOLANO, Javier Gionanny Sánchez. Vozes e murmúrios sobre ensino de ciências e educação ambiental (EA) nas escolas de Bogotá.2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, 2016.

PASSOS, Wagner Valente; SCHMIDT, Elisabeth Brandão. O Humor Gráfico e a Educação Ambiental (EA). Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPEd. UFSC – Florianópolis, Out. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT22-4280.pdf. Acesso em: 19 de julho de 2020.

PORTO, AntonildoPereira.Construção de redes de saberes virtuais e a aplicação no Currículo vivido e praticado de professores/as: Experiências do processo formador em educação ambiental (EA) à distância no Espírito Santo. Anais do VI EPEA, Ribeirão Preto, set. 2011. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/viepea/epea2011_anais/busca/pdf/epea2011-0136-1.pdf. Acesso em: 19 de julho de 2020.

REIGOTA, Marcos Antônio dos Santos. A contribuição política e pedagógica dos que vem das margens. Teias, v. 11, p. 1-6, 2010.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte”..Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set. 2006.

SAMPAIO, Maria Cristina de Jesus. O currículo vivido e os repertórios culturais negros nas escolas municipais da Matinha dos Pretos na Bahia: diálogos com a Lei 10.639/03/ Maria Cristina de Jesus Sampaio - Feira de Santana, 2013. 182 f.Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2013.

SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini de; GUIMARÃES, LeandroBelinaso. Educação Ambiental (EA): tecendo trilhas, escriturando territórios. Educação em Revista. Belo Horizonte. V. 25, n. 03, p. 353-368, 2009.

SAMPAIOShaula Maíra Vicentini de; GUIMARÃES, Leandro Belinaso. O dispositivo da sustentabilidade: pedagogias do contemporâneo. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n.2, 395-409, mai/ago. 2012.

SANTOS, Edméa Oliveira dos. Cibercultura, Educação On-line e Processos Culturais. Teias, 13(30), p.3-8, 2012.

SANTOS, Alison Bruno da Silva; PAIVA, Laura Mesquita; ALVES, Xênia de Santana; OLIVEIRA-JUNIOR, Juarez Nunes de. Produção e utilização de recursos audiovisuais como ferramenta de aprendizagem para a conservação do Rio Ipojuca. In: Anais do X EPEA. São Cristóvão/SE: UFS. Set. 2019. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2019_anais/pdfs/plenary/0221-1-B-01.pdf. Acesso: 29 julho de 2020.

SILVA, Aristeu Vieira da; MANZANO, Maria Anastácia; TEIXEIRA, Carlos Roberto; DINIZ, Renato Eugênio da Silva Utilização da “Word Wide Web” (WWW) como fonte de recursos em Educação Ambiental (EA). Anais do I EPEA. Revista Educação: Teoria e Prática. Rio Claro: NESP – Instituto de Biociências, V. 9, n. 16, 2001. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2001_anais/pdfs/plenary/tr55.pdf. Acesso: 29 julho de 2019.

SILVA, Rosana Louro Ferreira. O Meio Ambiente Por Trás Da Tela: Concepções de Educação Ambiental (EA) Dos Filmes da TV Escola. Anais da 30ª Reunião Anual da ANPEd. GT– 22 Educação Ambiental. Out. 2007. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt22-3678-int.pdf. Acesso: 29 julho de 2019.

SILVA, Rosana Louro Ferreira. Imagens e Interpretação em Educação Ambiental - EA. Anais da 31ª Reunião Anual da ANPEd. GT – 22 Educação Ambiental. Out. de 2008. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt22-4950-int.pdf. Acesso: 29 julho de 2019.

SILVA, Nelma Bispo. Narrativas de experiência profissional de professores e professoras com enfoque nos projetos ambientais: autonomia no cotidiano escolar. 2020. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) –Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia,2020.

SOARES, Simária de Jeus; BUENO, Flaviane de Fátima Lima; CALEGARI, Laura Maria; LACERDA, Marcelo de Miranda; DIAS, Renata Flávia Nobre Canela. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem. Congresso ABED. 2015. Monte Carlos – MG. Disponível em: www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_145.pdf. Acesso em: 29 julho de 2019.

VIVEIRO, Alessandra Aparecida; DINIZ, Renato Eugênio da Silva; FONSECA, José Carlos; RUY, Rosimari Aparecida Viveiro. Concepções de estudantes sobre a relação homem/natureza e a influência da tecnologia sobre o ambiente: uma análise na perspectiva CTSA. Anais V EPEA. São Carlos - SP, Out./Nov. 2009. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2009_anais/pdfs/plenary/T51.pdf. Acesso em: 15 junho de 2020.

Published

2021-12-16

How to Cite

Ferreira, G. R. A. M. ., & Barzano, M. A. L. (2021). Narratives, Environmental Education and Digital Technology Practices:: Some Notes . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 159–175. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13318