Aprendizagem inclusiva: mapas táteis como ferramenta de sensibilização sobre a conservação da natureza
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10969Keywords:
Cartografia tátil, Inclusão, Recursos didáticos.Abstract
Nesta proposta, foram realizadas aulas com ferramentas didáticas alternativas, com intuito de trabalhar a Educação Ambiental e a conservação dos biomas do Paraná. Para tanto, foi realizada uma parceria com a APADEVI (Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual), em Ponta Grossa - PR. As atividades foram realizadas com um mapa tátil representando os principais biomas do Paraná. Para cada bioma foi utilizado material de textura diferenciada, visando facilitar a percepção e a identificação das áreas do mapa através do tato, além de amostras de plantas nativas do Paraná. A análise dos resultados se deu a partir de dois questionários, um anterior e um posterior às atividades desenvolvidas. Pelas respostas foi possível notar a importância do uso do mapa tátil em atividades dinâmicas, sensitivas e inclusivas, proporcionando aprendizagem significativa e aproximando os alunos de conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.Downloads
References
ALMEIDA, Luciana Cristina; LOCH, Ruth Emília Nogueira. Mapa tátil: passaporte para a inclusão. EXTENSIO - Revista Eletrônica de Extensão, v. 3, p. 3-36, 2005.
ANTIQUEIRA, Lia Maris Orth Ritter; MORO, Rosemeri Segecin. Remanescentes de Cerrado no Parque Nacional dos Campos Gerais. In: CAMPOS, Magnolia de Araujo; JOVEM-AZEVEDO, Daniela. (Org.). Biodiversidade Brasileira: Aspectos do Estado Atual 2. 2ed.Ponta Grossa: Atena, 2020, v. 1, p. 52-58. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/27357 Acesso em 28 jul. 2020
BORGES, Jorge Amaro de Souza. Educação ambiental na perspectiva da educação inclusiva. In: Olhar de professor, v. 14, n. 2, p. 285-292, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação.Política Nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192>. Acesso em 25 jul. 2020.
CAMARGO, Eder Pires de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 1-6, 2017.
COUTINHO, Leopoldo Magno. O conceito de bioma. Acta Botanica Brasileira, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 13-23, 2006.
GRAELLS, Pere Marques. Los medios didácticos. Chile: UA, 2000. Disponível em: <http://peremarques.pangea.org/medios.htm>. Acesso em: 25 jul. 2020.
IBGE. Censo Demográfico. Brasília, DF: SIDRA, 2010. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010RGA.asp?o=12&i=P>. Acesso em: 24 mai. 2020.
LEAL, Maria da Conceição dos Reis. A educação ambiental como um instrumento de inclusão no ensino de biologia. Revista da Senbio: n7, p. 5374-5385, 2014.
LOCH, Ruth Emilia Nogueira. Cartografia Tátil: mapas para deficientes visuais. Portal da Cartografia, v. 1 n. 1, p. 35 – 58. 2008.
LOUREIRO, Carlos Fredeirco Bernardo. Educação Ambiental Transformadora. In: Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 65-84 Disponível em: https://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/ _arquivos/livro_ieab.pdf Acesso em: 17 jul. 2020.
MARTINS, José Pedro de Azevedo; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciência & Educação, v. 24, n. 3, p. 581-598, 2018.
MAZZOTTA, Marcos José da Silveira; D'ANTINO, Maria Eloisa Famá. Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 20, n.2, p. 377-389, 2011.
MOREIRA, Marco Antônio. Linguagem e Aprendizagem Significativa. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2003. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/~moreira/linguagem.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2020.
NASCIMENTO, Lhiliany Miranda Mendonça; BOCCHIGLIERI, Adriana. Modelos didáticos no ensino de Vertebrados para estudantes com deficiência visual. Ciência & Educação, v. 25, n.2, p. 317-332, 2019.
NOGUEIRA, Ruth Emilia Padronização de mapas táteis: um projeto colaborativo para a inclusão escolar e social. Ponto de Vista, v.9 p.87-111, 2007.
OLIVEIRA, Fatima Ines Wolf de; BIZ, Vanessa Aparecida; FREIRE, Maisa. Processo de inclusão de alunos deficientes visuais na rede regular de ensino: confecção e utilização de recursos didáticos adaptados. Marilia, SP: UNESP, 2003. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2020.
SILVA, Kelytha Cavalcante; ROCHA, Maraisa Lima da. A cartografia tátil na educação escolar. III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. Anais, 2016. Disponível em: <https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/7616/5110>. Acesso em: 17 jul. 2020.
SOUZA, Nayara Alves de; SILVA JUNIOR, Milton Ferreira da; COSTA, Silvia Kimo. A ecopedagogia como prática ecopedagógica inclusiva em escolas de Vitória da Conquista na Bahia. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. v. 32, n. 1, 2015.
SOUZA. Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Maringá, PR: Arquivos do Mudi. Maringá, v. 11, n.2, p. 110-114, 2007.
STELLA, Larissa Ferreira; MASSABNI, Vania Galindo. Ensino de Ciências Biológicas: materiais didáticos para alunos com necessidades educativas especiais. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 2, p. 353-374, 2019
WUO, Andrea Soares. Educação de pessoas com transtorno do espectro do autismo: estado do conhecimento em teses e dissertações nas regiões Sul e Sudeste do Brasil (2008-2016). Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 210-223, 2019.