Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10964

Keywords:

Educação Ambiental, Situações Metodológicas, Espaços de ensino.

Abstract

A Educação Ambiental (EA) relacionada aos ecossistemas pode estar remetida a diversas concepções diante das práticas e metodologias empregadas nos espaços de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho traz um levantamento feito nas publicações dos últimos 5 anos (2015 a 2019) da Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), buscando analisar os relatos de experiência nos quais a EA está inserida como prática dentro das escolas e dos espaços de ensino, classificando-as de acordo com as concepções. Observou-se que os resultados expressam uma maior prevalência da concepção Conservadora (42:69), seguida de uma concepção maisSocial (21:69) e com menor frequência uma visão Política (6:69) acerca das práticas relacionadas com a EA. Acreditamos na importância de se potencializar atitudes pró-ambiente que possam perpassar o ambiente escolar.

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Author Biographies

Eduarda da Silva Lopes, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A

Formanda em Ciências Biológicas - Licenciatura pela UFFS - Cerro Largo; Mestranda em Ensino de Ciências - UFFS - Cerro Largo

Franciele Siqueira Radetzke, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Licenciada em Química pela UFFS - Cerro Largo Mestranda em Ensino de Ciências - PPGEC

Roque Ismael Da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências

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Published

2020-08-21

How to Cite

Lopes, E. da S., Radetzke, F. S., & Da Costa Güllich, R. I. (2020). Concepções sobre Educação Ambiental: desafios para pensar situações metodológicas e o ensino de Ciências. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(3), 400–415. https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.10964

Issue

Section

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)