PRESENÇA DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE AGROPECUÁRIA: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.4387Palavras-chave:
educação ambiental, educação profissional, relação homem-ambiente, técnico agrícola.Resumo
Esta investigação procura analisar a abordagem ambiental existente nos currículos prescritos dos cursos do ensino técnico de duas instituições públicas mato-grossenses: o Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFMT e a Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, pertencente à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECITEC/MT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise documental dos currículos e posterior análise de conteúdo para identificação de temas ambientais articulados aos conhecimentos técnicos. Os resultados obtidos demonstram que estes currículos encontram-se pouco articulados com a educação ambiental. Os temas que possuem maior abordagem ambiental são: “manejo e conservação de solos”, “uso de insumos agrícolas” e “impactos ambientais gerados pela implantação de sistemas agrícolas”. Outros temas que podem ser mais bem trabalhados com valores da educação ambiental são: “o uso de culturas transgênicas”, “legislação ambiental”, “suinocultura” e “bovinocultura”. A articulação entre a educação ambiental e o currículo dos cursos do ensino técnico perpassa pela formação inicial e continuada dos professores nesta temática, pois eles são participantes da elaboração desses itinerários formativos e têm papel fundamental no ensino em sala de aula.Downloads
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