SENSIBILIZANDO ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO À POLUIÇÃO POR LIXO MARINHO

Autores

  • Sérgio Pinheiro de Santana Neto Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia.
  • Maria Bernadete Cerqueira Universidade do Estado da Bahia,UNEB, Salvador, Bahia.
  • Moacir Santos Tinôco University of Kent.
  • Priscila Maria dos Santos Silva Universidade Católica do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3499

Palavras-chave:

Sensibilização, Percepção Ambiental, Atividades Lúdicas, Ensino Fundamental, Lixo Marinho.

Resumo

Qualquer plano de gerenciamento costeiro deve empreender a sensibilização da comunidade local quanto à poluição por lixo marinho, sendo devidamente orientada pelos princípios e objetivos da Educação Ambiental, que estabelece relações íntimas entre esta comunidade e o seu ambiente. Atividades lúdicas apresentam-se como um bom caminho para sensibilização, principalmente entre crianças, e preferencialmente no ambiente escolar, considerado como formador de cidadãos. Este trabalho fundamentou-se na perspectiva de sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental I da rede pública municipal da cidade do Salvador, Bahia, quanto aos problemas associados ao lixo marinho, através do estímulo à percepção ambiental com a aplicação de atividades teóricas, práticas e lúdicas, proporcionando ainda o envolvimento da comunidade local. A unidade escolar escolhida foi a Escola Municipal Paroquial da Vitória, e as atividades propostas envolveram 28 estudantes de 3° e 5° anos, com um total de 15 encontros. Verificou-se a necessidade da participação das professoras no processo de envolvimento dos alunos junto ao tema escolhido, contribuindo com o interesse e a participação nas atividades. O caráter lúdico das ações propostas demonstrou ser atrativo aos estudantes, resultando na percepção ambiental dos mesmos e evidenciando, portanto, que trabalhar tema como lixo marinho pode ser uma excelente oportunidade de estímulo à sensibilização. Deve-se atentar ainda que o vínculo dos participantes com a área pesquisada promove sintonia com a realidade local, auxiliando na obtenção de resultados favoráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Pinheiro de Santana Neto, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia.

Curso de Pós- Graduação em Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos.

Maria Bernadete Cerqueira, Universidade do Estado da Bahia,UNEB, Salvador, Bahia.

Universidade do Estado da Bahia/UNEB, doutoranda matrícula especial, Curso de Educação e Contemporaneidade.

Moacir Santos Tinôco, University of Kent.

University of Kent, U. K., candidato ao Ph.D. em Biodiversity Management do Durrel Institute for Conservation Ecology, Departamento de Antropologia, Canterbury, Kent.

Priscila Maria dos Santos Silva, Universidade Católica do Salvador

Universidade Católica do Salvador, Instituto de Ciências Biológicas, Centro de Ecologia e Conservação Animal, Avenida Prof. Pinto de Aguiar, 2589, Pituaçu, CEP 40.710.000, Salvador-Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-04-17

Como Citar

Santana Neto, S. P. de, Cerqueira, M. B., Tinôco, M. S., & Silva, P. M. dos S. (2013). SENSIBILIZANDO ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO À POLUIÇÃO POR LIXO MARINHO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3499