PERCEPÇÃO DOS VISITANTES DO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA SOBRE SUA INTERAÇÃO COM CEBUS LIBIDINOSUS: SUBSÍDIOS PARA UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE CONDUTA CONSCIENTE DE VISITANTES DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Autores

  • Luiza Brasileiro Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal-IBRAM.
  • Luzia Etelvina de Almeida Universidade de Brasília, Brasilia, DF.
  • Carlos Hiroo Saito Universidade de Brasília, Brasilia, DF.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3352

Palavras-chave:

macaco-prego, humanos, unidades de conservação da natureza, entrevistas, primatas.

Resumo

A interação entre primatas e humanos existe há muito tempo, trazendo tanto benefícios quanto prejuízos para ambos os lados. No Parque Nacional de Brasília (PNB), onde grupos de macacos-prego (Cebus libidinosus) passaram a se utilizar freqüentemente da área destinada à visitação pública como área de vida, é comum o encontro entre as pessoas e esses macacos. O objetivo deste trabalho foi buscar aprofundar a compreensão sobre a percepção dos visitantes desse Parque em relação aos macacos. O estudo foi realizado no período de agosto a dezembro de 2006 e a região do Parque escolhida foi a área de uso comum de humanos e de dois grupos de macacos-prego, junto às piscinas naturais. Foi aplicado um questionário padronizado com os visitantes do Parque com foco na percepção dos indivíduos em relação aos macacos, e especialmente em relação à sua alimentação. Após análise das respostas dos 52 entrevistados tem-se que apesar da simpatia da maior parte dos visitantes para com os macacos-prego habitantes no local, ainda há pouco conhecimento a respeito da biologia destes animais, assim como contradições entre intenções e práticas da pessoas. O estudo evidencia, ainda, a necessidade de desenvolver ações de educação ambiental que instrumentalize os visitantes para melhor reconhecer os comportamentos e fisionomias dos macacos, assim como a questões relacionada à conservação da biodiversidade, remetendo à necessidade de uma alfabetização científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Brasileiro, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal-IBRAM.

Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasilia. Assessora Técnica do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal-IBRAM.

Luzia Etelvina de Almeida, Universidade de Brasília, Brasilia, DF.

Bióloga, Especialista em Educação Ambiental, atualmente é Tecnica lotada no Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília.

Carlos Hiroo Saito, Universidade de Brasília, Brasilia, DF.

Biólogo, Doutor em Geografia. Professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Brasileiro, L., Almeida, L. E. de, & Saito, C. H. (2013). PERCEPÇÃO DOS VISITANTES DO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA SOBRE SUA INTERAÇÃO COM CEBUS LIBIDINOSUS: SUBSÍDIOS PARA UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE CONDUTA CONSCIENTE DE VISITANTES DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3352