BioAmbiente:
uma proposta de gamificação em educação ambiental para o ensino fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15733Palavras-chave:
Método de ensino, Metodologia Ativa, Jogos EducacionaisResumo
Desenvolver o jogo BioAmbiente, como estratégia para Educação Ambiental no 9° ano do Ensino Fundamental II foi o objetivo deste estudo. Elaborado no modelo Role Playing Game (RPG), esta proposta educativa, se apoia no estudo bibliográfico e em questionários (Google Forms) para avaliar a proposta educacional,organizada para exemplificar problemas reais, promovendo maior engajamento dos alunos. As respostas aos questionários foram analisadas, utilizando uma planilha de dados do Excel para cálculos quantitativos e qualitativos. Os resultados mostraram que o produto apresenta potencial a ser utilizado como ferramenta didática na inserção da temática ambiental no Ensino Fundamental II. E que ao jogar os alunos conseguiram associar os problemas reais às questões ambientais do jogo, o que certamente contribui na compreensão dos conteúdos.
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