Vó Cecília e o Centro Espírita São Sebastião: resistências, caminhos e criatividade em um terreiro de matriz bantu
Palavras-chave:
comunidades de terreiro, religiões de matriz africana, bantu, ancestralidadeResumo
O Centro Espírita São Sebastião é uma comunidade de terreiro de matriz bantu, situada na cidade de Belo Horizonte, e que possui na trajetória de Cecília Félix dos Santos, a Vó Cecília, fundamental contribuição. À luz de uma pesquisa etnográfica, buscamos neste trabalho falar sobre os caminhos de Vó Cecília, uma liderança afro-religiosa, matriarca fundadora do CESS. Nosso objetivo é o de propor novas discussões em torno dessas comunidades afro-religiosas, apontando para seus agenciamentos, suas estratégias de resistência e seus movimentos criativos, os quais têm de lidar, historicamente, com as investidas e violências empregadas pelo projeto universalista que se pretende hegemônico: cristão, branco e patriarcal. Buscamos nos apoiar nas discussões e reflexões que versam sobre a questão do negro afro-brasileiro bem como da mulher negra, que como protagonistas neste contexto religioso bantu, situam-se às margens alvos de diversas formas de discriminação e violência, mas de onde buscam reexistir, através de agenciamentos criativos e expandir a sua ancestralidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.