Cultura afro-brasileira e indígena no ambiente escolar

Autores/as

  • Michele Alves De Jesus Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Palabras clave:

Relações Étnico-raciais, Sala de Aula, Discriminação Racial.

Resumen

O trabalho tem como objetivo abordar as relações étnico-raciais no ambiente escolar em torno das leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008 ressaltando a importância de trabalhar a questão da diversidade étnica em sala de aula, em prol de uma educação menos racista para a desconstrução do preconceito e da discriminação racial que são atribuídas às populações indígenas e aos negros. A pesquisa procura discutir e refletir sobre as dificuldades e possibilidades encontradas pelo professor da Rede pública de Ensino para trabalhar a questão étnico-racial em sala de aula. A metodologia utilizada para a reflexão do tema ocorreu através de revisão bibliográfica de artigos, revistas, teses, dissertações e livros. Os resultados obtidos a partir dos estudos demonstram que há preconceito racial nas instituições de ensino, por isso, se torna necessário lutar por uma educação antirracista e crítica voltada para a realidade do aluno.

Publicado

2017-09-25

Cómo citar

De Jesus, M. A. (2017). Cultura afro-brasileira e indígena no ambiente escolar. Revista Eletrônica Interações Sociais, 1(1), 28–43. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/reis/article/view/7082