Notas sobre a sociogenia, o racismo e o sofrimento psicossocial no pensamento de Frantz Fanon
Notes on sociogeny, racism and psychosocial suffering in the thinking of Frantz Fanon
Mots-clés :
Frantz Fanon, reconhecimento, racializaçãoRésumé
Este artigo apresenta, de maneira introdutória, algumas reflexões de Fanon sobre os efeitos do racismo na subjetividade das pessoas negras. Este processo, aqui nomeado como interdição do reconhecimento intersubjetivo, é marcado pela reificação colonial da imagem do negro e a consequente interiorização desta referencial. Discute-se as noções Fanonianas de Colonialismo, Racismo e Racialização para, em seguida apresentar alguns diálogos entre Hegel e Fanon a respeito do reconhecimento intersubjetivo, o colonialismo e as suas consequências para o contrato narcísico em situações de discriminação sistêmica.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Eletrônica Interações Sociais 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.