A ressonância do trabalho infanto-juvenil na trajetória dos educandos

Autores/as

  • Evelyn Paola Bitencourt Klein

Palabras clave:

Trabalho Infantojuvenil, Educação Escolarizada, Direitos Humanos, Sociologia da Educação.

Resumen

Este texto apresenta uma discussão a respeito da relação entre o trabalho infantil, proibido pela legislação brasileira, e sobre a influência deste trabalho no desenvolvimento educacional dos alunos. Após a introdução do trabalho, há um breve histórico sobre o surgimento e desenvolvimento dos direitos ligados à infância e juventude em um contexto internacional e, principalmente, no Brasil. Em seguida, é apresentada a análise dos resultados dos questionários realizados com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, estudantes do turno noturno, na faixa etária entre 14 e 22 anos, bem como as legislações internacional e nacional atuais que versam sobre o assunto. Na conclusão do trabalho é realizado um apanhado geral sobre o tema pesquisado, sendo que concluímos que o trabalho dos jovens, desde que numa jornada laboral curta, em locais salubres e em atividades que visem o seu crescimento e desenvolvimento intelectual, de acordo com a proposta estabelecida pelas legislações, somente tende a corroborar com seu pleno processo de desenvolvimento.

Publicado

2017-09-25

Cómo citar

Bitencourt Klein, E. P. (2017). A ressonância do trabalho infanto-juvenil na trajetória dos educandos. Revista Eletrônica Interações Sociais, 1(1), 44–58. Recuperado a partir de https://seer.furg.br/reis/article/view/7198