A noção de empreendedorismo sob a perspectiva do liberalismo clássico de Cantillon e Say
uma análise crítica
Palabras clave:
Empreendedorismo, Liberalismo, BurguesiaResumen
O avanço da discussão sobre empreendedorismo tem tomado a centralidade dos debates no mundo contemporâneo. Em contrapartida, a falta de uma definição conclusiva sobre o objeto inibe suas reais intenções e omite a quem serve e serviam os seus principais formuladores. Ciente disso, o presente trabalho busca resgatar o desenvolvimento da noção sob a ótica de dois liberais clássicos, Richard Cantillon e Jean-Bapstite Say. A trajetória dos autores e suas intenções e omissões em seus escritos são analisadas sob um viés crítico com destaque aos seus entendimentos sobre a classe operária e a relação com a burguesia.
Citas
CANTILLON, R. Ensaio sobre a natureza do comércio em geral. Trad. Fani Goldfarb Figueira. Curitiba, PR: Segesta, 2002.
DEGEN, R. J. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
MANDEL, Ernest. Iniciação à teoria econômica marxista. In: MANDEL, Ernest. (Org.). Introdução à teoria econômica. São Paulo: ILAESE/Editora Sundermann, 2006.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 2a. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
SAY, Jean-Baptiste. Tratado sobre economia política. Trad. Balthazar Barbosa Filho. São Paulo: Abril Cultural,
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.