Um estudo sobre felicidade e trabalho docente no município de Agudo/RS

Autores/as

  • Dejalma Cremonese
  • Daiane Maira Soccal

DOI:

https://doi.org/10.14295/reis.v6i2.15100

Palabras clave:

felicidade, trabalho docente, bem estar

Resumen

Propõe-se, nesse artigo trazer reflexões sobre a concepção de felicidade no trabalho docente no município de Agudo/RS, com a intenção de compreender as representações de felicidade no trabalho de docentes da rede de ensino do município. Objetiva-se analisar e refletir em que medida as condições de trabalho docente impactam nos níveis de felicidade a partir de categorias como modelo salarial, papel político e social do trabalhador docente, condições de trabalho desiguais, emoções, a concepção de felicidade de cada docente em seu modo de viver. Esse artigo justifica-se pela necessidade de promover um estudo mais aprofundado sobre o tema felicidade no âmbito do trabalho docente na área das ciências sociais, pois considera-se que a temática se caracteriza como relevante e atual, podendo reunir informações que contribuam com a compreensão das representações da felicidade e práticas contemporâneas e com futuras pesquisas sobre o tema. O público alvo, foram docentes, do turno da noite, da Escola Estadual de Educação Básica Professor Willy Roos, localizada no município de Agudo/RS. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali–quantitativa e utilizará ferramentas metodológicas como análise bibliográfica, pesquisa documental e questionário. Conclui-se que os pesquisados internalizam suas emoções e perspectivas no ambiente de trabalho, como um modo de realização pessoal e missão de vida. De um modo geral, são profissionais que precisam ser incentivados e mobilizados com frequência, e necessitam antes de tudo, se sentir parte do processo, como um ser promissor em seu potencial, e assim se sentirem felizes e protagonista de sua trajetória de vida e profissional.

Biografía del autor/a

Daiane Maira Soccal

Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais na UFSM

Especialista pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Sociologia para
Ensino Médio pela UFSM

Graduada em Sociologia e Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
Coordenadora Pedagógica – Secretaria Municipal de Agudo/RS
Professora da rede Estadual e Municipal de Agudo/RS

Citas

ACHOR, S. O Jeito Harvard de Ser Feliz. São Paulo: Saraiva, 2012. BAUMAN, Z. Ética Pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.

Modernidade Líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BOURDIEU, P. A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre; São Paulo: Zouk; Edusp, 2007.

CREMONESE, D. Ética e Felicidade: lições da filosofia antiga para uma vida boa. Curitiba: Appris, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e terra, 2008.

GREVE, B. Felicidade. 1. ed. São Paulo: Unesp, 2013.

GIDDENS, A. As consequências da Modernidade. 2. ed. São Paulo: Unesp, 1991. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

LIPOVETSKY, G. A Era do Vazio. Barueri: Manole, 2005.

. A felicidade paradoxal. São Paulo: Companhia das letras, 2010.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTA, S. G. Formação de Professores: saberes e identidade. In: PIMENTA, S.

G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

SOUZA, J. Os Batalhadores Brasileiros: Nova Classe Média ou Nova Classe Trabalhadora? Belo Horizonte: UFMG, 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

VASCONCELLOS, C S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2001.

Publicado

2024-03-21

Cómo citar

Cremonese, D., & Maira Soccal, D. (2024). Um estudo sobre felicidade e trabalho docente no município de Agudo/RS . Revista Eletrônica Interações Sociais, 6(2), 112–128. https://doi.org/10.14295/reis.v6i2.15100