Gênero e neoliberalismo: uma cartografia do lugar da mulher na política brasileira das novas direitas
Keywords:
Conservadorismo, Neoliberalismo, Mulheres, Política.Abstract
O presente ensaio teórico discute a ideia de que o liberalismo e o neoliberalismo não se resumem a modelos econômicos, instituindo, no âmbito político, posições diferentes de sujeito conforme seu gênero. O objetivo central desse ensaio foi o de cartografar alguns episódios políticos da realidade brasileira tendo como fio condutor as assimetrias de gênero, no intercurso do pós-golpe de Estado de 2016. A hipótese foi a de que o regime capitalista, em sua dobra financeirizada e neoliberal, retrocede a um projeto (neo)colonial, segundo o qual as mulheres não tensionam as estruturas de poder, ocupando um lugar já pré-estabelecido e reforçado pelas novas direitas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Interações Sociais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.