Chamada para o Dossiê: Transtornando o Cistema: possibilidades e desdobramentos de ocupação de pessoas trans em espaços públicos

2024-03-25

A Revista Eletrônica Interações Sociais (REIS), do curso de Ciências Sociais- Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), abre chamada pública de artigos para o dossiê temático: "Transtornando o Cistema: possibilidades e desdobramentos de ocupação de pessoas trans em espaços públicos”, organizado pelas professoras Drª Gabrielle Weber (USP) e Drª Letícia Carolina (UFPI).

As últimas décadas testemunharam uma série de conquistas históricas para a população trans. O Gender Recognition Act britânico de 2004 proporcionou a primeira lei de reconhecimento de gênero no mundo a não requerer a esterilização forçada, abrindo um precedente legal para o estabelecimento, em diversos países, incluindo o Brasil em 2018, de uma legislação baseada na autodeterminação de gênero. Concomitantemente, a discussão sobre a despatologização das identidades trans avançou, culminando em 2022 com a remoção da transgeneridade da lista de transtornos mentais no CID-11.

Diante disso, as pessoas trans começaram a ocupar com dignidade e legitimidade os mais diversos espaços públicos: da arena política às mídias de massa, das universidades às grandes corporações. Sua presença, contudo, não passou despercebida, pois desestabiliza o cistema e força uma mais que necessária reconfiguração. A reação da cisgeneridade tem sido brutal e muitas vezes desproporcional: seja no feminismo com as TERFS e as críticas de gênero, seja no próprio movimento LGBTQIAP+ com as dissidências LGB sem o T, seja na política com os ataques legislativos antitrans, seja na universidade com as disputas epistemológicas.

Neste cenário, o presente dossiê constitui um chamamento para artigos científicos, resenhas, entrevistas, ensaios visuais e contribuições dos movimentos sociais e comunidades tradicionais brasileiras que dialoguem com a Sociologia, a Antropologia e as Ciências Políticas para melhor compreender tais embates latentes, fomentados pela recente incursão de corpas transvestigêneres nos mais diversos espaços públicos.

Os trabalhos devem ser submetidos até 25 de maio de 2024 envolvendo contribuições teóricas e/ou empíricas de caráter parcelar ou interdisciplinar sobre os seguintes eixos:
Eixos de submissão:
✏Eixo 1: Possibilidades de ocupação transfeminista a partir das epistemologias feministas
✏Eixo 2: Disputas e possibilidades de inserção de pessoas trans em espaços públicos: educação, política, saúde, mercado de trabalho e mídias.
✏Eixo 3: Processos de despatologização de pessoas trans

A seleção será baseada na adequação à temática da chamada, bem como em critérios de originalidade, atualidade, relevância científica, consistência teórica e empírica e aprofundamento analítico. Os artigos selecionados previamente pelos organizadores do Dossiê serão remetidos à avaliação por pares, para a avaliação duplo-cega dos manuscritos.

As submissões para o dossiê devem observar as normas de publicação da revista, disponíveis em: https://periodicos.furg.br/reis/about/submissions

FICHA TÉCNICA:
Contato: revistainteracoessociais@furg.br
Previsão de publicação: Segundo semestre de 2024.
Plataforma da Revista: https://periodicos.furg.br/reis/about/submissions.
Organizadorxs do Dossiê: professoras Dr.ª Gabrielle Weber (USP) e Drª Letícia Carolina (UFPI)