Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar

Autores

  • Liliane Ferrari Giordani Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renato Perez Ribas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Jogos lógicos de tabuleiro, Formação de professores, Currículo, Raciocínio lógico.

Resumo

Este artigo analisa os dados da primeira fase da pesquisa Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar, que propõe um estreito vínculo entre a extensão universitária e o ensino na promoção de encontros de formação docente, estudo e experimentação de currículos mais abertos e menos disciplinares. Os registros seguem a orientação do método cartográfico, constituindo-se em um movimento processual, correlacional e colateral, de construção de mapas, observações, anotações, interferências e inferências que se entrecruzam em meio as atividades propostas. Em 2014, participaram mais de 1.200 estudantes da educação básica, sendo cerca de 80 professores formados e 40 escolas envolvidas. Os indicadores apontam a aceitação dos alunos pelos jogos propostos, bem como a incorporação desses nas escolas, reinventando e redescobrindo novas formas de aprendizagem,além da mudança de visão dos professores em relação aos alunos que “não aprendem”, “desinteressados” ou “que perturbam”, tencionando outras formas de construir conhecimento.

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Biografia do Autor

Liliane Ferrari Giordani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade do Rio Grande do Sul

Renato Perez Ribas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Informática Aplicada do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

18-05-2016

Como Citar

Giordani, L. F., & Ribas, R. P. (2016). Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 29–42. Recuperado de https://seer.furg.br/redsis/article/view/4947

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo