O estágio curricular como espaço de articulação entre ensino e pesquisa

Authors

  • Izabel Cristina Feijó de Andrade Univesidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC. Lages/SC, Brasil

Keywords:

Estágio Curricular. Pesquisa. Formação de Professores

Abstract

A articulação entre ensino e pesquisa é um tema um tanto desafiador para os professores, bem como para os futuros pedagogos. O presente artigo objetiva apresentar a experiência desenvolvida na prática de ensino dos Anos Iniciais da Universidade de São José – SC, de modo a imprimir uma ação pedagógica intencional e significativa na articulação Ensino-Pesquisa. Trata-se de análise de questionário aberto aplicado a dez acadêmicos com duas questões que versaram sobre o estágio enquanto disciplina formadora e sua composição em observação, reflexão e intervenção; e, sobre a contribuição do estágio para a formação do pedagogo. A vinculação da Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado com a pesquisa, na produção de conhecimento, tem demonstrado uma postura inovadora e positiva na medida em que amplia as discussões no campo do currículo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Izabel Cristina Feijó de Andrade, Univesidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC. Lages/SC, Brasil

Doutora em Educação pela PUCRS

Published

2016-12-27

How to Cite

Andrade, I. C. F. de. (2016). O estágio curricular como espaço de articulação entre ensino e pesquisa. Revista Didática Sistêmica, 17(2), 70–81. Retrieved from https://seer.furg.br/redsis/article/view/5838

Issue

Section

Artigos de Fluxo Contínuo