Implantação de um jardim didático em uma escola de ensino médio em Parnaíba, norte do Piauí

Autores

  • Ruanna Thaimires Brandao UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
  • Therezinha de Jesus Carvalho Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
  • Maria de Jesus Miranda Nunes UNIVESIDADE FEDERAL DO PIAUI
  • Ruceline Paiva Melo Lins UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
  • Jesus Rodrigues Lemos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Palavras-chave:

Ferramenta didática. Ensino de Ciências. Jardim didático.

Resumo

Tendo em vista a atual dificuldade para ministrar o conteúdo de Botânica no ensino médio de forma que os alunos absorvam o satisfatoriamente, diversos autores recomendam que sejam utilizadas propostas didáticas diferenciadas como forma de aprendizado e fixação do conteúdo. Neste sentido, a implantação de um jardim didático, por exemplo, constitui-se como um importante recurso para despertar o interesse do aluno. Assim, foi desenvolvida, como proposta pedagógica, a implantação de um jardim didático com alunos de 2º ano de uma escola de ensino médio integral na cidade de Parnaíba, norte do Piauí, com o intuito de observar características morfológicas de diversas espécies do grupo das Angiospermas, atrelando desta maneira a teoria à prática. Este trabalho revelou que as propostas didáticas diferenciadas desempenham papel importante no desenvolvimento e na construção do conhecimento dos alunos e, sobretudo, destacou-se a necessidade de uma escolha criteriosa da metodologia empregada nas aulas de Botânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruanna Thaimires Brandao, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Graduanda da Universidade Federal do Piauí-UFPI/CMRV

Therezinha de Jesus Carvalho Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Graduanda da Universidade Federal do Piauí-UFPI/CMRV

Maria de Jesus Miranda Nunes, UNIVESIDADE FEDERAL DO PIAUI

Graduanda da Universidade Federal do Piauí-UFPI/CMRV

Ruceline Paiva Melo Lins, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Profª Dra. do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPI/CMRV

Jesus Rodrigues Lemos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Prof. Dr. do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPI/CMRV

Downloads

Publicado

09-12-2015

Como Citar

Brandao, R. T., Barros, T. de J. C., Nunes, M. de J. M., Lins, R. P. M., & Lemos, J. R. (2015). Implantação de um jardim didático em uma escola de ensino médio em Parnaíba, norte do Piauí. Revista Didática Sistêmica, 16(2), 59–72. Recuperado de https://seer.furg.br/redsis/article/view/4620

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo