Luta armada das esquerdas e justiçamentos: um estudo de(o) caso (São Benedito-CE)
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i23.10845Resumo
Os assassinatos de “inimigos da revolução” feitos pelas organizações de esquerda durante a ditadura civil-militar (1964-85) eram usados pelo governo ditatorial para justificar a repressão e provocavam polêmicas entre os próprios militantes. Um dos mais controversos deu-se no Ceará, quando do justiçamento do comerciante José Armando Rodrigues pela Ação Libertadora Nacional na cidade cearense de São Benedito, em agosto de 1970. O artigo trata de detalhes da ação, abordando aspectos políticos e representações dos grupos armados, a exemplo da crescente militarização e a crença no triunfo da revolução. É igualmente realizada uma discussão sobre as várias memórias construídas acerca do chamado “Caso de São Benedito” que, no geral, buscam diminuir a ênfase política da ação e ressaltar aspectos morais e pessoais.
Palavras-chaves: ditadura militar, esquerda armada, memórias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.