Un análisis de los cambios en las legislaciones migratorias en Brasil y Argentina: implicaciones para la población de origen senegalés
Resumo
O artigo analisa as mudanças nas legislações migratórias recentes na Argentina e no Brasil; demonstra que ambas são efetivadas num contexto atual mais amplo de restrições dos fluxos migratórios em países de grandes contingentes. A imigração senegalesa, pela sua especificidade laboral, dinâmica relacional e política, foi uma das desencadeadoras do novo aparato jurídico e político das migrações nos dois países. A análise é baseada nos dois Decretos que viabilizaram a regulamentação imigratória em ambos os países. Conclui-se que, na esteira de legislações restritivas de outros países da Europa e dos Estados Unidos, o Brasil e a Argentina imprimiram um controle estatal e jurídico sobre a imigração e o imigrante, em grande parte, criando mecanismos de criminalização e a sua consequente expulsão dos territorios nacionais, bem como dificultando processos de regulamentação e de cidadania, sendo, portanto, um retrocesso histórico, jurídico e civilizacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.