Garotas do velho Rio: As personagens de Alceu Pena e seu pertencimento cultural a cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v8i16.352Resumo
O presente artigo aborda o pertencimento cultural de suas personagens da coluna Garotas do Alceu a cidade do Rio de Janeiro. A coluna circulou nas páginas da grande revista brasileira de variedades de meados do século XX – O Cruzeiro (1928-1975) – de 1938 à 1964. As chamadas Garotas constituía afamada coluna de pin-ups ilustrada pelo desenhista mineiro Alceu Penna. As personagens femininas traçadas por Penna semanalmente apresentavam aos leitores de O Cruzeiro o cotidiano de jovens mulheres “modernas” em diferentes situações sociais que abarcavam novos modelos de sociabilidade urbana naquele Rio de Janeiro dos ano dourados – pós segunda Grande Guerra mundial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.