Fundações privadas americanas e suas relações com o desenvolvimento científico
Palavras-chave:
cooperação internacional, filantropia científica, fomento à pesquisaResumo
Apresenta-se um retrospecto da cooperação internacional, ressaltando as características das fundações privadas americanas e suas relações com o desenvolvimento científico, as principais fontes de informação sobre a atuação dessas fundações e uma análise crítica a ação das agências privadas de cooperação internacional. Para tanto, utilizou-se diferentes fontes de pesquisa incluindo artigos e livros sobre o tema, além de pesquisa nos relatórios anuais das fundações citadas nesse estudo. Conclui-se que as fundações procuram melhorar a eficácia e eficiência buscando alcançar objetivos pré-definidos, elaborando estratégias de atuação e monitorando os resultados alcançados. Como recompensa, são reconhecidas mundialmente pelo seu prestígio junto às comunidades científicas, no entanto, vale destacar que há várias críticas em relação às ações dessas fundações no contexto da cooperação internacional.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.