CIVILIZAR E DISCIPLINAR A INFÂNCIA: A ESCOLA PAROQUIAL DO POVOADO DE SERROTE (JACOBINA-BA 1941-1957)
Palavras-chave:
Escola paroquial – infância - disciplinaResumo
Este estudo se propõe a analisar concepções e práticas, relativas à educação da infância, da Escola Paroquial do Povoado de Serrote (BA). Essa escola fazia parte de uma rede de escolas fundadas por um padre austríaco cisterciense na região de Jacobina, contando com o apoio de parte da elite local. A escola paroquial possuía uma estrutura simples, oferecendo ensino primário gratuito para crianças e adolescentes em classes multisseriadas. A idéia de formar um cidadão católico, civilizado, higienizado e disciplinado, constituía o principal objetivo dessa escola; no entanto, havia resistências a esse sistema, identificadas através do cruzamento das diferentes fontes (depoimentos orais, documentos escolares, jornais e fotografias), sendo possível perceber uma distância entre a norma e a prática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.