Mapa populacional de freguesias rurais do Rio de Janeiro. O distrito de Guaratiba em 1797.
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v7i14.311Palavras-chave:
Distrito de Guaratiba, Mapa Populacional, Dados DemográficosResumo
O objetivo deste artigo é analisar os dados demográficos de um mapa populacional, realizado em 1797, no distrito de Guaratiba, Rio de Janeiro. Buscamos apreender as características dos chefes de domicílio, tais como: gênero, cor, suas residências, posse de escravos e número de dependentes. Procuramos também analisar a estrutura da posse de cativos de forma geral e a utilização da mão de obra escrava nas diversas residências e atividades produtivas da região. Deste modo, demonstramos que o uso da demografia, enquanto ferramenta metodológica para o historiador, torna-se fundamental para o melhor conhecimento do seu objeto de pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.