Chics, elegantes e distintas: a moda na seção Jornal das famílias da Revista da Semana (1915-1918)
DOI :
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v8i15.295Mots-clés :
Moda - Revista da Semana – Distinção Social - GêneroRésumé
Partindo da concepção da moda como fenômeno social diretamente ligado as transformações sociais e culturais relativas a diferentes contextos históricos, o artigo analisa a moda veiculada na Revista da Semana, como um instrumento de distinção social e de gênero, tendo como público uma parcela da elite feminina do Rio de Janeiro no início do século XX. O foco de análise é a seção Jornal das Famílias inserida na revista, no período de 1915 a 1918. Com objetivo de identificar algumas das formas pelas quais a distinção é construída através da moda, foram elencadas cinco categorias de análise: Tecidos; Indumentária e ornamentos; Detalhes; Corpo e beleza; e Sociabilidade, educação e comportamento social.
Téléchargements
Références
BOTICA DE LA NATURALEZA, s. d. Vinagre de bully. Disponível em: <http://lifeglobal.blogspot.com.br/2007/09/botica-de-la-naturaleza.html>. Acesso em: 2015.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.
______. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2013.
BOURDIEU, Pierre; DELSAUT, Yvette. O costureiro e sua grife. Educação em revista, Belo Horizonte n. 34, dez., 2001.
BUITONI, Dulcília. Imprensa feminina. São Paulo: Ática, 1990.
CALANCA, Daniela. História social da moda. São Paulo: Senas São Paulo, 2008.
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. 3. ed. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1991.
DUROZOI, Gérard; ROUSSEL, André. Tradução Marina Appenzeller. Dicionário de filosofia. 5. ed. Campinas/SP: Papirus, 2005. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Sh8bHlea2YIC&oi=fnd&pg=PA81&dq=dicion%C3%A1rio+de+sociologia&ots=pPHNhwQxY8&sig=KtmDnRTFHqEB6Ua0YvAVgJm7DM#v=onepage&q=dicion%C3%A1rio%20de%20sociologia&f=false>. Acesso em: 04 maio 2015.
ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Imprensa a serviço do progresso. In: MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. (Orgs.). História da imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008.
FEIJÃO, Rosane. Moda e modernidade na belle époque carioca. São Paulo: Estação das Letras, 2011.
HAWTHORNE, Rosemary. Por baixo dos panos: a história da calcinha. São Paulo: Matrix, 2009.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas/ – SP: Unicamp, 2003.
LENOBLE, Robert. História da Idéia de Natureza. Lisboa: Edições 70, 1990.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Trad. Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2006.
MARTINS, Ana Luiza. Revistas em Revista: imprensa e práticas culturais em tempos de república. São Paulo (1890-1922). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2001.
OLIVEIRA, Cláudia. A iconografia do moderno: a representação da vida urbana. In: OLIVEIRA, Cláudia de; VELLOSO, Monica Pimenta; LINS, Vera. O moderno em revistas: representações do Rio de Janeiro de 1890 a 1930. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
PRADO, Luís André do; BRAGA, João. História da moda no Brasil: das influências às autorreferências. 2. ed. São Paulo: Disal 2011.
SIQUEIRA, Maria da Penha Smarzaro. A cidade e a urbanização no ideário da modernidade republicana. In: MATA, Sérgio Ricardo da; MOLLO, Helena Miranda; VARELLA, Flávia Florentino Varella (Org.). Caderno de resumos & Anais do 2º Seminário Nacional de História da Historiografia. A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas. p. 1-11. Ouro Preto: EdUFOP, 2008. Disponível em: <http://www.seminariodehistoria.ufop.br/seminariodehistoria2008/t/sma.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2015.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.