Recriando um passado imaginário: o “gothic revival” nas igrejas medievais de Norwich.
Mots-clés :
Revival Gótico. Religião. Arquitetura.Résumé
Este texto mostra alguns efeitos do chamado “revival gótico”, movimento artístico, literário e religioso da Inglaterra vitoriana em duas igrejas medievais de Norwich, na Grã-Bretanha. Em termos religiosos, o “revival gótico” propunha uma volta a uma liturgia anterior à Reforma Anglicana do século XVI, o que implicou a restauração de igrejas para adaptá-las ao que se entendia como “medieval”, ao menos aos olhos do restaurador, mesmo quando isso significava destruir os elementos originais da Idade Média. Este artigo explora dois aspectos da restauração: a reconstrução e a redecoração de igrejas para deixá-las “medievais” de acordo com as concepções do século XIX.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.