“Modo como se há de governar o gentio que há nas aldeias de Maranhão e Pará”: um regimento proposto pelo padre Antônio Vieira (ca. 1653).
Mots-clés :
Índios. Aldeamentos. Jesuítas. Amazônia.Résumé
O documento aqui transcrito é um esboço de um regimento jurídico de, aproximadamente, 1653 acerca da redução e administração dos índios na Amazônia portuguesa. Escrito pelo padre Antônio Vieira, o teor do conteúdo é conciliatório, pois sugere uma estreita colaboração entre autoridades, colonos e religiosos. O regimento proposto, mesmo contrastando com as denúncias levantadas por Vieira posteriormente, inscreve-se na série de leis e regulamentos indigenistas que contribuíram à formação da sociedade regional.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.