Risco, riso e respeito: notas sobre a construção da honra entre trabalhadores em minas de carvão no Brasil e na França
Mots-clés :
Etnografia. Mineiros de carvão. HonraRésumé
A partir de etnografia realizada em Minas do Leão, no Rio Grande do Sul, e em Creutzwald, na Lorena Francesa, durante pesquisa de doutorado (2005-2009), abordo neste trabalho alguns aspectos da construção da honra entre os trabalhadores nestas duas comunidades de mineiros de carvão. Nos dois casos, as minas de subsolo foram fechadas na última década: em 2002, no caso brasileiro, e em 2004, no caso francês. Minha investigação aponta que uma espécie de “grande honra” foi sendo delineada historicamente, servindo de suporte à imagem de heroísmo que carregam os mineiros de subsolo em diferentes lugares do mundo. Junto à “grande honra”, mesclando-se ou opondo-se a ela, há uma multiplicidade de formas de “pequena honra”, alicerçadas na identificação com o métier, a partir do “orgulho” do trabalho bem feito ou das “artes” da malandragem, assim como em pertencimentos políticos, sindicais, familiares, religiosos, esportivos, etc.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.