Soumissions

Ouvrir une session ou S'inscrire pour pouvoir faire une soumission.

Liste de vérification de la soumission

Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.

Directives aux auteurs-es

ARTIGOS (DOSSIÊ OU LIVRE)

A RBHCS somente aceita trabalhos de autores com titulação mínima de DOUTOR. 

Impedimentos para Coautoria

A revista não publica artigos em coautoria quando houver relação de orientação envolvida, no caso de o texto versar sobre matéria de pesquisa de mestrado ou doutorado do (ex) orientando.

As contribuições em formato de artigo poderão ser apresentadas para o Dossiê Temático ou como Artigos Livres.

Em ambos os casos, as contribuições deverão observar as seguintes orientações:

1.1.  Ser inédito.

1.2. Além do título no idioma do texto (português ou espanhol), o artigo deve ter um segundo título em inglês, francês ou espanhol, os artigos deverão conter um resumo em português ou espanhol e outro em inglês, francês ou espanhol, contendo no máximo 1.000 caracteres com espaço, e por uma lista de três palavras-chave, em português ou espanhol e outra em inglês, francês ou espanhol, separadas por ponto.

1.3. O texto deverá ter a extensão mínima de 20 e máxima de 35 páginas, incluindo as referências bibliográficas e notas. A página deverá ser em formato A4 com margem superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita 2,5 cm. O texto completo do artigo, sem indicação de autoria, deverá ser escrito em Times New Roman 12 pt e com espaçamento 1,5, podendo ser escrito em português ou espanhol, em formato de arquivo Word for Windows.

1.4. As citações no interior do texto deverão obedecer às seguintes normas:

1.4.1. As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem ser indicadas entre parênteses: sobrenome do autor com letras maiúsculas, ano de publicação e páginas (FLECK, 2008, p. 11-14).

1.4.2. As citações a partir de quatro linhas devem ser em tamanho 11 pt, espaço simples, com recuo à direito de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima.

1.4.3. Um autor (BOHN, 1999); dois autores (MOREIRA; ELMIR, 2010); três ou mais autores (SCHMITZ et al. 2009). Trabalhos com mesmo(s) autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Não utilizar op. cit. e evitar o uso de apud, preferindo in;

1.5. As notas deverão estar no corpo do texto;

1.6. Gráficos, quadros e mapas devem ser encaminhados no interior do texto, numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte). Também deverão ser enviados em arquivos compactados em formato zip ou rar, de modo a permitir reprodução direta;

1.7. As referências bibliográficas deverão ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em 12 pt como no modelo:

1.7.1. Artigos periódicos: FLECK, Eliane Cristina Deckmann. José de Anchieta: um Missionário entre a História e a Glória dos Altares. Projeto História, v. 41, p. 155-194, 2010.

1.7.2. Artigos de publicações referentes a eventos: SCOTT, Ana Silvia Volpi. Uma proposta para o tratamento de fontes nominativas para o estudo da família: o exemplo dos registros paroquiais. In: XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade, 2007. São Leopoldo/RS. Anais… São Leopoldo/RS: ANPUH/ UNISINOS, 2007.

1.7.3.1. Livros: ELMIR, Cláudio Pereira. A história devorada: No rastro dos crimes da Rua do Arvoredo. Porto Alegre: Escritos, 2004.

1.7.3.2. Livros organizados: SCHMITZ, Pedro Ignácio; CARBONERA, Mirian (Org.). Antes do Oeste catarinense: arqueologia dos povos indígenas. Chapecó: ARGOS, 2011.

1.7.3.3. Livros em coautoria: MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; ELMIR, Cláudio Pereira. Odiosos Homicídios: O Processo 5616 e os crimes da Rua do Arvoredo. São Leopoldo: Oikos Editora / Editora UNISINOS, 2010.

1.7.4. Capítulos de livro: MOREIRA, Paulo Roberto Staudt. Recordações da Casa dos Mortos: Projetos Carcerários e Sociabilidades Prisionais (a Casa de Correção de Porto Alegre no século XIX). In: GAYOL, Sandra; PESAVENTO, Sandra. (Org.). Sociabilidades, justiças e violências: práticas e representações culturais no Cone Sul (séculos XIX e XX). Porto Alegre: Editora da UFRGS / Universidade Nacional de General Sarmiento, 2008, p. 57-88.

1.7.5. Teses: MARTINS, Maria Cristina Bohn. A festa guarani nas reduções: perdas, permanências e recriação. Tese (Doutorado), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Porto Alegre, RS, 1999.

1.7.6. Dissertações: CARDOZO, José Carlos da Silva. Enredos tutelares: o Juizado de Órfãos e a (re)organização da família Porto-Alegrense no início do século XX. Dissertação (Mestrado), Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo, RS, 2011.

1.7.7. Citações de sites: Disponível em: http:// ......, acesso em: dd/mm/aaaa.

1.8 Necessidade de inclusão de arquivo, em separado, com Biografia (formação com instituição e filiação profissional) do/s autor/es no sistema

2. Avaliação dos Artigos pelo Método Double-Blind Peer Review

2.1 o artigo será preliminarmente considerado pelo conselho editorial para verificar sua adequação geral e pertinência temática;

2.2 após a análise preliminar, será avaliado por dois avaliadores cegos e designados ad hoc em função do tema. Eles não conhecerão os nomes dos autores em nenhuma hipótese;

2.3 os avaliadores podem decidir, justificadamente: aceitar, pedir correções obrigatórias ou rejeitar o artigo científico;

2.4 os artigos aceitos estão aptos a serem publicados e ficarão, com os demais aceitos, aguardando sua consideração para serem publicados na próxima edição, respeitado o limite máximo de artigos a serem publicados em cada número;

2.5 os artigos nos quais haja correções obrigatórias também podem ser publicados caso sejam corrigidos e, posteriormente, reapresentados e aceitos. Cabe aos editores resguardar a qualidade da publicação, podendo decidir pela aceitação, rejeição ou nova rodada de avaliação em vista da versão corrigida;

2.6 os artigos rejeitados não serão publicados;

2.7 a rejeição de um artigo é feita com a opinião dos avaliadores e poderá ser feita inclusive com base em uma única rejeição caso: - não haja pertinência temática; - haja relevante inadequação para participação em publicação científica; - por motivos éticos; - não respeitem aspectos formais obrigatórios; - haja identificação no arquivo de submissão;

2.8 as avalições são soberanas e os avaliadores não são identificados aos autores em nenhuma hipótese;

2.9 a irresignação dos autores quanto ao resultado da avaliação deve ser apresentada ao e-mail institucional.

 

INFORMES DE PESQUISA

Os informes de pesquisa deverão resultar de uma investigação baseada em dados empíricos e com metodologia específica. Os informes parciais deverão obedecer à mesma formatação exigida no item “1” (Artigos) e concentrar-se entre 6.000 a 10.000 caracteres com espaço. Já os informes finais, atendidas as especificações do item “1”, deverão se limitar entre 15.000 a 20.000 caracteres com espaço. Em ambos os casos, a Comissão Editorial dará preferência para as contribuições relacionadas à proposta temática do Dossiê.

 

ENTREVISTAS

A Revista poderá publicar entrevistas realizadas com pesquisadores, teóricos e indivíduos que possam contribuir para discussões sobre temáticas relacionadas à área de seu enfoque temático, com preferência para o tema proposto pelo Dossiê. As contribuições deverão conter na seguinte ordem: 1. título da entrevista (português ou espanhol) e em inglês; 2. data e local da entrevista; 3. identificação do entrevistado, com breve referência de informações biográficas e trajetória profissional; 4. identificação do(s) autor(es), com respectiva (titulação e instituição). O texto deverá concentrar-se entre 30.000 e 60.000 caracteres com espaço, assim como obedecer às especificações gerais de formatação observadas no item “1” (Artigos).

 

DOCUMENTOS

A seção destina-se a publicar transcrições comentadas de fontes documentais com significativa relevância para a temática abordada pelo dossiê. No caso de documentos na íntegra, as contribuições deverão observar os critérios e normativas da diplomática. Em ambos os casos, deverão conter uma apresentação geral da fonte, sua contextualização, possibilidades de uso e de enfoque, sua localização (país, cidade, instituição e fundo arquivístico), estado de conservação e deverão ser acompanhados de 3 a 5 palavras-chave (português ou espanhol) e inglês. Os documentos poderão ser apresentados em (português ou espanhol).

 

RESENHAS

As resenhas destinam-se à descrição, ao exame e ao julgamento de obra recente (não mais que 2 anos depois do lançamento da última edição) relacionada à área temática da Revista. Deverão ser elaboradas de modo impessoal, contendo posicionamento de ordem técnica diante do objeto de análise, seguidos de um resumo do conteúdo e possível demonstração de sua importância. Essas contribuições deverão obedecer às mesmas especificações/ orientações para os artigos e situar-se entre 6.000 a 10.000 caracteres com espaço. Os textos deverão conter a referência bibliográfica no inicio e, em folha precedida ao texto; se for o caso, título no idioma original da resenha (português ou espanhol) e em inglês, nome e dados profissionais (instituição e titulação), bem como endereço eletrônico (e-mail);

Dossiê

Política padrão de seção.

Déclaration de confidentialité

Les noms et courriels saisis dans le site de cette revue seront utilisés exclusivement aux fins indiquées par cette revue et ne serviront à aucune autre fin, ni à toute autre partie.