A Sociologia da Infância na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i23.10833Palabras clave:
Sociologia da Infância. Contemporaneidade. Desafios.Resumen
O texto decorre de um estudo que buscou revisitar a literatura tendo em vistas a trajetória de constituição do campo da Sociologia da Infância, como disciplina científica em contextos português e brasileiro, para num segundo momento discutir os caminhos trilhados e os desafios a serem enfrentados na contemporaneidade. O campo surge com uma dupla função, isto é, criar um espaço para a infância no discurso sociológico e encarar a complexidade e ambiguidade da infância como um fenômeno contemporâneo e instável. Em relação à primeira atribuição, a Sociologia da Infância compreende a criança como sujeito de direitos, ator social em seus modos de vida e a infância como uma categoria geracional sócio-historicamente construída. Nesse processo teórico e epistemológico, desconstrói a normatividade imposta à criança pela sociedade moderna. Portanto, é na segunda função que seus desafios contemporâneos residem, ou seja, em tornar visível as crianças ainda ausentes no campo, as crianças excluídas pela desigualdade social, pelas guerras, tráfico, prostituição, pela pobreza, enfim, que se volte para a emancipação social e direito a provisão, proteção e participação das crianças.
Descargas
Citas
DORNELLES, L. V; FERNANDES, N. Estudos da criança e pesquisa com crianças: nuances luso-brasileiras acerca dos desafios éticos e metodológicos. Currículo sem Fronteiras, v.15, n.1, p.65-78, 2015).
DELGADO, A. C. C. Estudos socioantropológicos da infância no Brasil: caminhos, problematizações e diálogos. In A. J. M. Filho; P. D. Prado (Orgs.). Das pesquisas com crianças: à complexidade da infância. Campinas: Autores Associados, p. 185- 204, 2011.
NASCIMENTO, M. L. B. P. Como se conduz a pesquisa da infância quando a educação é mais um campo a compor seus estudos: alguns elementos para discussão. Currículo sem fronteiras, v.15, n.1, p.79-93, 2015.
PROUT, A. Reconsiderando a nova Sociologia da Infância. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.729-750, 2010.
SARMENTO, M. J; MARCHI, R. Radicalização da infância na segunda modernidade. Para uma Sociologia da Infância crítica. Configurações, Revista do Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho, n.4, p.91-113, 2008.
SARMENTO, M. J. Sociologia da Infância: Correntes e Confluências. In M. J. SARMENTO; M. C. S. DE GOUVÊA (Orgs.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis:,Vozes, p. 17-39, 2008.
SARMENTO, M. J. Uma agenda crítica para os estudos da criança. Currículo sem Fronteiras, v.15, n.1, p.31-49, 2015.
SARMENTO, M. J.; FERNANDES, N.; TOMÁS, C. Figuras da criança na Sociologia da Infância em Portugal. Sociedade e Infância, n.1, p.39-60, 2017.
SIROTA, R. Da Sociologia da Educação à Sociologia da Infância. Atos de Pesquisa em Educação, v.6, n.3, p.562-571, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.