Narrativas biográficas na obra Breve Notícia sobre a província do Rio Grande do Norte de Manoel Ferreira Nobre
Resumen
A obra Breve notícia sobre a província do Rio Grande do Norte de Manoel Ferreira Nobre, é considerada a primeira história da província. O livro foi publicado, pela primeira vez, em 1877, pela Tipografia do Espírito Santense. De maneira geral, a obra trata das cidades e vilas do Rio Grande do Norte no período da província. Os temas trabalhados pelo autor são variados: limites, divisão administrativa, eclesiástica e judiciária da província; aspectos econômicos; forças militares; instrução pública etc. Manoel Ferreira Nobre reserva também um espaço específico para tratar sobre a biografia de alguns personagens históricos do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é estabelecer uma análise historiográfica acerca da produção biográfica de Manoel Ferreira Nobre na referida obra, evidenciando de que maneira o autor construiu dadas narrativas para os personagens biografados por ele.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Cândido Mendes de. Memorias para a historia do extincto estado do Maranhão cujo território comprehende hoje as provincias do Maranhão, Piauhy, Grão-Pará e Amazonas. Tomo II. Rio de Janeiro: Nova typographia de J. Paulo Hildebrandt, 1874.
CARVALHO, Vitória Mônica de Andrade. O ensaio de uma identidade: o Rio Grande do Norte nas publicações e periódicos do século XIX (1877-1898). Monografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, 2008
CASCUDO, Luís da Câmara. Notícia sôbre Manoel Ferreira Nobre. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, v. 55, p.5-10, 1963
CEZAR, Temístocles. Livros de Plutarco: biografia e escrita da história no Brasil do século XIX. Métis: história & cultura, v.2, p.73-94, 2003.
COSTA, Bruno Balbino Aires da. A “casa da memória norte-rio-grandense”: o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e a construção do lugar do Rio Grande do Norte na memória nacional (1902-1927). Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2017
DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
ENDERS, Armelle. “O Plutarco Brasileiro”. “A produção dos vultos nacionais no segundo reinado”. Estudos Históricos, v. 14, p.41-62, 2000.
_____. Os vultos da nação: fábrica de heróis e formação dos brasileiros. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
GOMES NETO, João Maurício. Entre a ausência declarada e a presença reclamada: a identidade potiguar em questão. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, 2010
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
JANCSÓ, István; PIMENTA, João Paulo G. Peças de um mosaico (ou apontamentos para o estudo da emergência da identidade nacional brasileira). In: MOTA, Carlos Guilherme (organizador). Viagem incompleta. A experiência brasileira. Formação: histórias. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 1999.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2006.
LORIGA, Sabina. O pequeno X: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
LYRA, Augusto Tavares de. História do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Leuzinger, 1921.
MARIZ, Marlene da Silva. Balanço da historiografia norte-rio-grandense. In: Encontro Regional da Anpuh – RN, 2004. Natal. Anais do I Encontro Regional da ANPUH-RN. Natal/RN: EDUFRN, 2006
MELLO, Evaldo Cabral de. A fronda dos mazombos: nobres contra mascates, Pernambuco, 1666-1715. São Paulo: Ed.34, 2003.
NOBRE, Manoel Ferreira. Breve notícia sobre a província do Rio Grande do Norte. 2ª ed. Rio de Janeiro: Pongetti, 1971
OLIVEIRA, Maria da Glória. Escrever vidas, narrar a história: a biografia como problema historiográfico no Brasil oitocentista. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. 2.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.