A variedade institucional como tema para o estudo da história da assistência à infância na cidade de São Paulo no século XIX
Palabras clave:
História da educação, História do Brasil, Infância, AssistênciaResumen
Este artigo analisa temas e recortes de estudo sobre a assistência à infância na cidade de São Paulo durante o século XIX. Investigando relatórios oficiais, estudados em diálogo com a bibliografia produzida sobre o assunto, o texto enfatiza a dinâmica institucional como mecanismo central para o entendimento da assistência na constituição da nascente vida urbana no oitocentos. Nesse sentido, permeada por relações entre o público e o privado, a organização da assistência implica, sobretudo, três grandes eixos: a divisão de tarefas e procedimentos internos (trabalho, disciplina etc.), a racionalização da administração institucional e a moralização do trabalho como componente formativo (educacional) da infância (os futuros cidadãos). Trata-se de analisar, mediante as propostas institucionais de amparo à infância, a elaboração do social como campo de intervenção e de correção de déficits, situando o problema da infância e a variedade institucional de amparo no processo de elaboração da sociedade nacional no século XIX.Descargas
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