“Educal-as e instruil-as é prevenir males futuros, é preparar o cidadão de amanhã” – O trabalho de menores como ato de correção e instrução na Primeira Republica em Porto Alegre/RS.

Autores/as

  • Lisiane Ribas Cruz UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v8i15.377

Palabras clave:

trabalho de menores, criminalidade, abandono, Primeira República.

Resumen

No presente artigo é proposta a análise da prática do trabalho como correção e instrução de crianças atingidas pelo abandono e criminalidade, na Primeira República em Porto Alegre/RS, dentro de instituições estatais como orfanatos e casa de correção. Nesse período a sociedade porto-alegrense passou por transformações ligadas ao conceito “trabalho”, devido às influências positivistas e a abolição da escravatura. Partindo desse contexto, buscamos compreender os sentidos atribuídos às práticas de trabalho e às funções destinadas aos menores dentro das instituições, através da análise de fontes primárias tanto da forma quantitativa, em registros de sentenciados e anuários de estatísticas, como qualitativa no estudo de relatórios, falas e regulamentos.

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Biografía del autor/a

Lisiane Ribas Cruz, UNISINOS

Mestranda em História pela  Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.

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Publicado

2016-08-11

Cómo citar

Cruz, L. R. (2016). “Educal-as e instruil-as é prevenir males futuros, é preparar o cidadão de amanhã” – O trabalho de menores como ato de correção e instrução na Primeira Republica em Porto Alegre/RS. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 8(15), 51–72. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v8i15.377