Primeiros passos organizacionais no futebol brasileiro (1894-1933): uma análise no campo da gestão esportiva
Palabras clave:
Gestão do futebol. Sociologia do esporte. Teoria geral dos campos.Resumen
O universo do futebol foi construído numa perspectiva clubista em que atores sociais como, Charles Miller e Oscar Cox, importaram o habitus de jogar futebol. Utilizamos uma revisão de literatura atrelada à teoria geral dos campos de Bourdieu (1983), para realizar interpretações sobre a construção do “campo” do futebol e sua gestão. Assim, identificamos que da necessidade de organização, surgem entidades esportivas que buscavam dominar o “novo campo” esportivo brasileiro. Logo, o futebol passou a atrair maior público, gerar mais receitas, retendo no Brasil bons jogadores e dinamizando o campo econômico, através do sistema de jogadores profissionais e gestores amadores.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.