O único luxo de um santo laico: fotografias pessoais em biografias de Clóvis Beviláqua.

Autores/as

  • Wilton C. L. Silva UNESP

Palabras clave:

Clóvis Beviláqua. Biografia. Fotografia.

Resumen

O jurista Clóvis Beviláqua (1859-1944) ocupou posição privilegiada entre os “brasileiros notáveis” do contexto de transição do século XIX para as primeiras décadas do século XX no Brasil, como membro destacado de uma elite política e intelectual, tendo sido professor na Faculdade de Direito de Recife, autor do Código Civil de 1917, consultor do Ministério das Relações Exteriores e jurista de prestígio internacional, além de crítico literário e autor de livros de direito, filosofia e história. Suas biografias enfatizam a amplitude de seus conhecimentos jurídicos, os méritos da codificação civil da qual foi autor e o modo de vida humilde e generoso que lhe valeu a alcunha de “santo laico”. No entanto, o jurista cultivava o hábito de colecionar fotos de si e de sua família, comportamento que um de seus biógrafos caracterizou como sua única vaidade. A partir de quatro biografias de Clóvis Beviláqua, escritas por Lauro Romero (1956), Raimundo Menezes e Ubaldino de Azevedo (1959), Noemia Paes Barreto Brandão (1989) e Silvio Meira (1990), pretendemos discutir como essas imagens são utilizadas para ilustrar a trajetória do jurista e corroborar as distintas matrizes narrativas.

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Biografía del autor/a

Wilton C. L. Silva, UNESP

Mestre em Sociologia (UNICAMP) e Doutor em História (UNESP). Atualmente é Professor Assistente Doutor na UNESP, Campus de Assis (SP).

Publicado

2013-07-07

Cómo citar

Silva, W. C. L. (2013). O único luxo de um santo laico: fotografias pessoais em biografias de Clóvis Beviláqua. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 5(9). Recuperado a partir de https://seer.furg.br/rbhcs/article/view/10513