A inclusão de homossexuais no protestantismo.

Autores/as

  • Maria Cristina Rocha Barreto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • José Evaristo de Oliveira Filho niversidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Inclusão. Protestantismo. Homossexualidade.

Resumen

Este artigo discorre sobre a inclusão de homossexuais no Protestantismo. Assumindo que a construção dos gêneros e das práticas sexuais é uma construção social, este trabalho procura mostrar o papel da religião na socialização e legitimação dos homossexuais à vida religiosa, especificamente na fração cristã do Protestantismo. Considerando que o Protestantismo tem sido o segmento da religião cristã que mais tem promovido modificações em suas crenças e padrões de comportamento, e sendo uma dessas modificações a inclusão de homossexuais em suas igrejas desde meados do século XX, discorre-se sobre a inclusão de homossexuais em igrejas Protestantes nas quais os homoafetivos não são coagidos a converterem-se à heterossexualidade; antes, tornam-se parte da comunidade de fé e passam a exercer os seus direitos e deveres religiosos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Cristina Rocha Barreto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Humanas, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central, Mossoró- RN.

José Evaristo de Oliveira Filho, niversidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central, Mossoró-RN. Bolsista da CAPES.

Publicado

2012-12-07

Cómo citar

Barreto, M. C. R., & Oliveira Filho, J. E. de. (2012). A inclusão de homossexuais no protestantismo. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 4(8). Recuperado a partir de https://seer.furg.br/rbhcs/article/view/10505