Iracema, para além das expectativas. Ficionalização da História em José de Alencar.
Palabras clave:
Iracema. José de Alencar. Historiografia.Resumen
Iracema (1865), obra maior de José de Alencar, mistura em seu enredo fabular Literatura e História. Escrita a partir da perspectiva do como-deve-ter-sido, a Lenda do Ceará traça o panorama de um possível universo colonial reinventando o tempo dos primeiros contatos interétnicos. Conferindo movimento e cor às narrativas colhidas nos cronistas do Brasil colonial, José de Alencar transcende a estáticamonocrômica própria daqueles documentos históricos e (re)constrói as práticas e mentalidades de um passado distante. O poema em prosa revela, portanto, uma perspectiva historiográfica muito peculiar, intimamente ligada à estética nacionalista proposta pelo escritor cearense. A intenção deste artigo é, pois, discutir as característica desta obra clássica da literatura brasileira contribuindo para a percepção de um José de Alencar, historiador à sua maneira.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.