A cruz que alumeia o mundo: narrativas memoráveis sobre os penitentes e a devoção à Cruz da Rufina, no sul do Ceará.
Palabras clave:
Memória. Penitente. MorteResumen
Este artigo problematiza a relação entre as práticas dos penitentes e a construção das memórias sobre a devoção à Santa Cruz da Rufina, no Sul do Ceará. Um monumento foi erguido em homenagem ao padecimento trágico da Rufina, possivelmente ocorrido entre os fins do século XIX e o limiar do século XX. Tomando como núcleo da investigação as narrativas orais dos devotos desse espaço sagrado, a pesquisa abarca o universo fúnebre e devocional dos narradores, apresentando os passos palmilhados pelos penitentes e as escutas sensíveis dos devotos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.