Trabalhadores do porto de Porto Alegre: costumes e experiências.
Palabras clave:
Experiência. Trabalhadores do porto. Porto AlegreResumen
Neste texto, analisamos os elementos constitutivos da experiência dos trabalhadores do porto, focando a relação entre trabalho, memória e corpo. A memória do trabalhador está relacionada ao corpo, por ser sua principal ferramenta de trabalho, mas este nunca trabalha sozinho, precisa tanto do prolongamento e da ajuda de outros corpos em movimento, como também de máquinas e ferramentas que o auxiliem em sua jornada. A documentação que possibilitou o acesso à memória desse grupo de trabalhadores do porto foi produzida por meio da metodologia da História Oral, fruto da linguagem e da interação entre entrevistado e entrevistador.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.