O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA

Autores/as

  • Selton Evaristo de Almeida Chagas UFMT

Palabras clave:

Sociologia na Educação Básica, Raciocínio Sociológico, Prática Pedagógica.

Resumen

Discutir o que se deve trabalhar em sociologia nas salas de aula do Ensino Médio vem se tornando uma das questões centrais desde que o ensino desse conhecimento foi mais uma vez introduzido na rede de Educação Básica nacional. Sendo assim, procuro realizar um breve levantamento histórico e conceitual acerca dessa problemática, analisando minha prática pedagógica enquanto docente de sociologia na rede pública de educação em Mato Grosso, na qual busco afirmar a necessidade de um ensino de sociologia dotado de um sentido para a vida do estudante. Este sentido pode ser pensando a partir da produção de um “raciocínio sociológico”, que pode propiciar ao estudante novos olhares sobre as práticas sociais, culturais, políticas e econômicas de seu cotidiano, sobretudo no que se refere à sua compreensão enquanto produto e produtor delas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Selton Evaristo de Almeida Chagas, UFMT

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor efetivo da rede estadual de educação de Mato Grosso. Atualmente é professor formador do CEFAPRO Cuiabá,na área de Diversidade na Educação Básica e mestrando em Geografia – UFMT.

Publicado

2015-05-30

Cómo citar

Chagas, S. E. de A. (2015). O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 1(2). Recuperado a partir de https://seer.furg.br/rbhcs/article/view/10377