O contexto da educação escolar indígena brasileira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.11205

Keywords:

escolas indígenas. legislação. movimentos políticos

Abstract

 

Resumo:

O presente artigo apresenta o resultado de pesquisa a respeito de escolas indígenas em diferentes regiões brasileiras. Estas escolas foram denominadas referenciais, pois podem servir como modelo para outras instituições indígena de ensino. Dada a presença de escolas na maior parte dos territórios indígenas brasileiros, não se pode desconsiderar tal realidade, daí a importância dos estudos a respeito destas instituições e mais concretamente a finalidade e os resultados desta iniciativa. Analisa o contexto histórico da colonização, enfocando principalmente as primeiras visões sobre o indígena brasileiro e mostra como a educação para povos autóctones se estruturou baseando-se em pontos de vista superficiais. Durante todo período colonial a educação para indígenas esteve vinculada à catequese e sob a direção dos padres jesuítas, ficando ao encargo deles a conversação dos nativos ao catolicismo e preparação dos índios para servirem como mão de obra. Assim como a escolarização, a legislação e as políticas públicas do período colonial também se embasaram em visões pouco elaboradas. A escola para povos indígenas é considerada atualmente um instrumento fundamental na formação e jovens com capacidade de melhorar as relações interétnicas, trazer os conhecimentos ocidentais e a tão almejada tecnologia. A escolarização que quase cinco séculos cumpria o propósito de integração dos índios à nação, graças aos movimentos indígena e indigenista rompe com este modelo a partir da elaboração da Constituição Federal de 1988.

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Author Biography

Jose Manuel Ribeiro Meireles, University of Nottingham

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília(UnB) , habilitado em Antropologia(1982). PhD em Spanish Portuguese and Latin America Studies, na University of Nottingham (Reino Unido) em 2019. 

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Published

2020-12-11

How to Cite

Ribeiro Meireles, J. M. (2020). O contexto da educação escolar indígena brasileira. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 12(24), 396–417. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.11205