Colonos em Milão: A participação do Rio Grande do Sul na L'Esposizione Internazionale del Sempione (1906) e suas correlações com a imigração italiana
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v8i16.362Abstract
O presente artigo analisa a participação do Rio Grande do Sul na L'Esposizione Internazionale del Sempione, na Itália em 1906. Buscamos compreender os motivos que levaram o governo de Borges de Medeiros a empreender dispendiosos gastos na instalação de uma galeria de exibição rio-grandense, único estado do Brasil a participar do evento. Concluímos que o governo borgista buscava com a exposição tanto a divulgação das condições econômicas, sociais e políticas dos imigrantes italianos instalados no Estado, quanto o cancelamento do Decreto Prinetti, com o objetivo final de promover o incremento do fluxo de imigrantes para o Rio Grande do Sul que, nesta década, era preterido em favor dos Estados Unidos e a Argentina.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.