Família escrava: casamento misto entre escravizados na cidade de Teresina na segunda metade do século XIX
Keywords:
Teresina, Escravidão, Casamento.Abstract
Um dos principais objetivos do estudo do passado é investigar as permanências e as rupturas ocorridas ao longo do tempo, em um dado espaço. Para este trabalho analisaremos os registros de casamento que referem-se à cidade de Teresina entre os anos 1853-1866 e 1883-1888, através de documentos localizados no Arquivo da Casa Paroquial da Igreja de Nossa Senhora do Amparo. A intenção é fazer uma leitura historiográfica a respeito de um evento vital da população negra na cidade de Teresina. Nos registros de casamento observaremos a data do casamento, o nome de cada cônjuge e sua filiação, residência, naturalidade, os nomes dos padrinhos, com suas residências e naturalidades, o nome do pároco, a idade dos nubentes, e quais uniões destacam-se. Essas informações nos ajudam a compreender as relações sociais e estratégias usadas pelos envolvidos, expressando sinais de uma sociedade escravista.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.