Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História

Autores

  • Maria Aparecida Ferreira de Sousa Mestranda do Programa de Pós-Graduação História, Ensino e Narrativas. Universidade Estadual do Maranhão.
  • Jackson Ronie Sá da Silva Universidade Estadual do Maranhão, Departamento de Química e Biologia

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v8i16.313

Palavras-chave:

Ensino de história. Tecnologias Educacionais. Aprendizagem significativa.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo problematizar as tecnologias educacionais e as novas ferramentas pedagógicas, vislumbrando as potencialidades destas para o ensino de história e a aprendizagem significativa dos alunos a partir das mundanças da sociedade e, consequentemente, nas formas de aprender e ensinar. Estudo de perspectiva qualitativa onde se realizou um sistemático levantamento bibliográfico sobre as conexões entre ensino de história e tecnologias educacionais. Utilizou-se a análise do conteúdo no processo de categorização dos dados. A escola, enquanto campo específico de construção de saberes, deverá necessariamente desenvolver novas competências para o ensino de história, incorporando às suas práticas o uso das tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Ronie Sá da Silva, Universidade Estadual do Maranhão, Departamento de Química e Biologia

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, Rio Grande do Sul). Professor Adjunto do Departamento de Química e Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Ferreira de Sousa, M. A., & Sá da Silva, J. R. (2016). Problematizando as novas ferramentas pedagógicas no ensino de História. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 8(16), 89–110. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v8i16.313

Edição

Seção

Artigos Livres