O projeto acreditar é investir: práticas de in/exclusão contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9271

Palavras-chave:

Projeto Assistencial, governamento, in/exclusão

Resumo

Este artigo analisa as estratégias de governamento e as práticas de in/exclusão presentes no Projeto Assistencial Acreditar é Investir desenvolvidas sobre os estudantes do Ensino Fundamental, no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande. Em termos metodológicos a pesquisa organizou-se em três momentos: 1. análise de documentos que norteiam as ações do Centro e do Projeto; 2. entrevistas realizadas com profissionais que ocuparam distintas posições dentro do mesmo e 3. rede de narrações com estudantes que participam do projeto na condição de bolsistas ou aprendizes. A discussão e problematização teve como questão central: que estratégias são utilizadas pelo Projeto Acreditar é Investir para conduzir as condutas destes sujeitos dentro e fora da escola? Tendo como suporte os estudos foucaultianos, foi possível visualizar dois movimentos analíticos: num primeiro eixo, discutimos o processo de seleção dos jovens estudantes para participarem do projeto. Neste processo visualizamos as implicações na inclusão de alguns alunos no projeto e na exclusão de tantos outros que não são selecionados. Esses processos de in/exclusão subjetivam os sujeitos e produzem determinados comportamentos sociais adequados ao projeto. Num segundo eixo de análise, percebemos que as práticas de in/exclusão ocorrem não só no processo de seleção, mas persistem durante a permanência dos jovens que são selecionados. Isso ocorre por meio da imposição de condicionalidades, assim como das práticas de punição.

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Biografia do Autor

Guilherme Botelho Chagas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU-FURG) e Graduado em Pedagogia Licenciatura Plena pela mesma Universidade. Professor da Rede Municipal de Ensino em Rio Grande/RS, atuando na E.M.E.E. Maria Lucia Luzzardi e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/Exclusão (GEIX/CNPq).

Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora Adjunta IV do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/Exclusão (GEIX/CNPq). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPQ – Categoria 2.

Priscila Wally Virissimo Chagas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Mestre em Educação pela mesma Universidade. Atualmente é professora da Sala de Recursos na E. M. E. F. Frederico Ernesto Buchholz.

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

Botelho Chagas, G., Lockmann, K., & Wally Virissimo Chagas, P. (2020). O projeto acreditar é investir: práticas de in/exclusão contemporâneas. Momento - Diálogos Em Educação, 29(1), 138–156. https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9271