PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR

o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9198

Palavras-chave:

Didática. Ensino-aprendizagem. Avaliação.

Resumo

Este artigo visa à discussão da importância do estágio docência, componente curricular do programa de pós-graduação em educação, na constituição da docência universitária. A partir de uma experiência empírica realizada em uma disciplina, terceira fase da licenciatura em Pedagogia, discutimos os desafios da didática no ensino superior, a dimensão estratégica que a avaliação ocupa no âmbito do processo pedagógico, além das dificuldades que os estudantes têm evidenciado ao ingressar na universidade. As práticas pedagógicas desenvolvidas e disponibilizadas a serviço da reflexão crítica mobilizaram o pós-graduando, a professora titular da disciplina na Graduação, bem como a orientadora em nível de pós-graduação.

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Biografia do Autor

Valdeci Reis, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na UDESC. Mestre em Educação, Pedagogo do Instituto Federal de Santa Catarina.

Maria Conceição Coppete, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora da Faculdade de Educação da UDESC. Doutora em Educação, Coordenadora do Laboratório de Vivências e Alternativas Lúdicas - LALU - Brinquedoteca da FAED/UDESC.

Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular da Faculdade de Educação da UDESC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Comunicação pela USP.

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Publicado

2021-05-04 — Atualizado em 2021-05-05

Versões

Como Citar

Reis, V., Coppete, M. C., & Sartori, A. S. (2021). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9198 (Original work published 4º de maio de 2021)

Edição

Seção

Artigos